Ensino De Produ O Textual Coment Rios Conclusivos

288 palavras 2 páginas
Comentários conclusivos

Objetivamos nesse artigo analisar alguns fragmentos da obra Minhas férias, pula uma linha, parágrafo, de Christiane Gribel, no intuito de investigar as concepções de escrita e de produção textual que emergem dos anseios do personagem-protagonista no momento em que foi solicitado a escrever uma redação sobre suas férias. No decorrer de nossa investigação, foi possível entrever, a partir das dificuldades enfrentadas pelo garoto, seja no momento inicial da produção, seja na entrega do texto, uma concepção de escrita/texto como um produto que comporta somente uma etapa, pois não há planejamento, revisão, nem refacção do texto. A atividade exigida pela professora após a entrega dos textos pouco contribuiu para que o aluno sanasse suas dificuldades. Em suma: trata-se de uma prática de produção textual que não considera os aspectos cognitivos, interativos, sociais e históricos da língua(gem).

Foi possível constatar ainda que a produção de texto desenhada por Gribel não está em consonância com o que defendem os principais teóricos do ensino e da produção textual. O ensino focalizado na obra desconsidera a proposta dos gêneros textuais, do caráter situado e contextual que a define. Nesse ínterim, comungamos do pensamento de Azeredo (2006), quando diz que nossas atividades discursivas
Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli | V. 2, N. 2, jul.-dez. 2013, p. 03-13.se processam de um modo mais ou menos ritualístico, por exemplo, de acordo com a nossa capacidade metagenérica, podemos fazer escolhas de um gênero que se adequa a cada situação comunicativa. Logo, não é somente através dos elementos linguísticos que estamos aptos a participar de forma satisfatória das mais diversas esferas de comunicação humana, mas sim através dos conhecimentos textuais, discursivos e situacionais a serem mobilizados na construção do texto.

Relacionados

  • Uma proposta de uso da arquitetura trace como um sistema de detecção de intrusão
    26451 palavras | 106 páginas