Ensino de lutas nas escolas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 142 (35309 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA

MARIANA SIMÕES PIMENTEL GOMES

PROCEDIMENTOS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DAS LUTAS: Contextos e possibilidades

Campinas 2008

1

MARIANA SIMÕES PIMENTEL GOMES

PROCEDIMENTOS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DAS LUTAS: Contextos e possibilidades

Dissertação de Mestrado apresentada à Pós-Graduação da Faculdade de EducaçãoFísica da Universidade Estadual de Campinas para obtenção do título de Mestre em Educação Física.

Orientador: José Júlio Gavião de Almeida

Campinas 2008

FICHA CATALOGRÁFICA ELABORADA PELA BIBLIOTECA FEF - UNICAMP
Gomes, Mariana Simões Pimentel. Procedimentos pedagógicos para o ensino das lutas: contextos e possibilidades / Mariana Simões Pimentel Gomes. -- Campinas, SP: [s.n], 2008.Orientador: José Júlio Gavião de Almeida. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas.

G585p

1. Luta-Estudo e ensino. 2. Luta. 3. Esporte-Pedagogia. 4. Esporte para deficientes. 5. Educação Física para deficientes. I. Almeida, José Júlio Gavião de. II. Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física. III. Título.
(dilsa/fef)

Título eminglês: Pedagogical procedures for the martial arts teaching. Palavras-chave em inglês (Keywords): Martial arts-Study and teaching; Martial arts; Sport-Pedagogy; Sport for disabled; Physical Education for disabled. Área de Concentração: Atividade Física, Adaptação e Saúde. Titulação: Mestrado em Educação Física. Banca Examinadora: Alcides José Scaglia. Edison Duarte. José Júlio Gavião de Almeida.Data da defesa: 19/12/2008.

3

5

7

Dedicatória

Àqueles que lutam Porque buscam o entusiasmo, a vivacidade, o sorriso, o suor, a taquicardia Porque sonham com o sucesso, o retorno, a resposta, a vitória, a energia, Porque sentem a mágoa, o fracasso, o relento, a tristeza, a nostalgia, Lutam pela vida, pelo prazer de sentir prazer, pelo sangue que corre nas veias, Por motivos,tendências, emoções e pensamentos, Lutam pelo que acreditam, pelo que sonham, pelo que sentem, Àqueles que lutam... Porque encontram prazer no simples prazer de sempre lutar.

9

Agradecimentos
Àqueles que brilham como o sol na minha vida, Que me dão energia, intensidade e cor, Inspirando-me a discutir, refletir, fazer melhor, Àqueles cujo brilho me faz brilharem os olhos todos os dias, Cujaausência me deixa incompleta, Àqueles que estão sempre ao meu lado, a minha frente, ou me carregando no colo, Àqueles cuja presença é um motivo para sorrir, Cujos conselhos são sempre guardados, Àqueles que me fazem sentir ímpar enquanto são meus pares, Àqueles que enxergam além do que vêem os olhos e me ensinam a fazê-lo, Àqueles que estiveram comigo quando o sol nasceu e se pôs, Quando o céu estavaazul, cinza ou colorido, Àqueles do sangue, do nascimento, do crescimento, do amadurecimento, Àqueles que me cuidaram e me ensinaram a viver, Àquele que é meu herói, irmão, companheiro, confidente, pai, Àquele que é meu sol, mesmo quando está escuro, Àqueles da família, da infância, da escola, da academia, Àqueles da faculdade, da sala de aula, dos corredores, meus professores, Àqueles do trabalho,do descanso, das horas vagas, de todo o mundo, Àqueles que continuam até hoje, de todas as horas, do coração, Da vida toda, Àqueles cujos pedaços carrego comigo e cuja existência faz de mim alguém constantemente feliz.

11

GOMES, Mariana S. P. Procedimentos pedagógicos para o ensino das lutas: contextos e possibilidades. 2008. 139f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Faculdade deEducação Física. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

Resumo
Pensar no fenômeno Lutas geralmente nos remete a um conjunto de modalidades, cada uma com sua história, filosofia e características específicas. Considerando as Lutas como um conhecimento complexo e legítimo da Educação Física, acreditamos que o ensino fragmentado em modalidades na iniciação tende a restringir o...
tracking img