Ensino de lingua inglesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8628 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE SABERES
LETRAS PORTUGUÊS / INGLÊS

LAURINDA SYRING






O ENSINO DA HABILIDADE DA LEITURA EM LÍNGUA INGLESA








VITÓRIA
2006
LAURINDA SYRING















O ENSINO DA HABILIDADE DA LEITURA EM LÍNGUA INGLESA


Projeto de Monografia apresentada à Faculdade Saberes, como requisito parcial para a obtenção do título de graduado, licenciaturaplena, habilitação em Língua Portuguesa e em Língua Inglesa e suas respectivas literaturas.
Orientador: Profª. Jane Marins de Souza.









VITÓRIA
2006





















Dedico o presente trabalho a minha irmã Levynha, e á avó Helena pelo apoio nos momentos de desânimo, aos meusamigos pela força e incentivo nos momentos difíceis. E dedico a Estela, uma pessoa muito especial, que me deu a vida.
AGRADECIMENTOS
Agradeço primeiramente a Deus por ter me concedido sabedoria e paciência para alcançar este grande objetivo.

A todos os professores, amigos e colegas com os quais convivi durante a minha caminhada rumo ao saber.

Á minha orientadora Jane Marins de Souza que,com firmeza e paciência me auxiliou no percurso para a realização desta pesquisa.

Enfim, a todos aqueles que me apoiaram e acreditaram em minha capacidade, o meu muito obrigado.






















































“If teachers understand the nature of reading comprehension and learning from a text, they will have basisfor evaluating and improving learning environments.”
(Tierney and Pearson, 1994, p.496)
RESUMO

A monografia tem como objetivo apresentar a importância do ensino da habilidade da leitura na sala de aula. Para isso foi realizada uma pesquisa teórica expondo a leitura em língua materna e leitura em língua estrangeira. Em seguida uma explanação de leitura nasala de aula, concepções de leitura na visão de diferentes autores e a importância da mesma para o aluno. Bem como as estratégias que podem ser desenvolvidas e os tipos de leitura possíveis de serem trabalhados na sala de aula. Foi aplicado um questionário a nove professores de ensino da língua inglesa das redes públicas, municipais e particulares de ensino, para saber como estes lidam com estahabilidade e quais estratégias e textos são os mais usados. Ao final da analise percebemos que a rede de ensino estadual e municipal utiliza mais estratégias de leitura e tipos de textos do que a rede particular; o que envolve fatores como a adoção de um livro didático a ser cumprido durante o ano letivo na rede particular, enquanto, na rede estadual e municipal não há a adoção de um livro didático,em conseqüência o professor precisa elaborar seu próprio material, possibilitando trabalhar com os mais variados tipos de textos e desenvolver várias estratégias de leitura. O principal objetivo do ensino da habilidade da leitura é formar um leitor autônomo, independente e crítico.

Palavras-chave: Habilidade da leitura; Língua estrangeira; Estratégias de leitura; Tipos de leitura.ABSTRACT

This monograph has as purpose to show the importance to teach the reading ability in a classroom. To realize it, we have done a theoretical search about reading in the mother tong and reading in a foreign language. Therefore, we explain about reading in English in a school classroom, notions about reading trough vision of different authors and the importance of reading for thestudent. We also explain reading strategy that can to be developed and different types of text that are possible to apply in a classroom. We apply a questioner to nine English teachers, of the public, municipal and particular schools, to know how they work with this ability and what strategies and type of texts they more use in their classes. At the end of the analysis of the questionnaires, we...
tracking img