ENSINO DE HISTÓRIA: NA BUSCA DE NOVAS ATUAÇÕES, ABORDAGENS E PERSPECTIVAS .

495 palavras 2 páginas
CENTRO DE HUMANIDADES
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
LINCENCIATURA EM HISTÓRIA

ENSINO DE HISTÓRIA:
NA BUSCA DE NOVAS ATUAÇÕES, ABORDAGENS E PERSPECTIVAS

GUARABIRA
2013
ALVES, Joseane da Silveira. ENSINO DE HISTÓRIA: NA BUSCA DE NOVAS ATUAÇÕES, ABORDAGENS E PERSPECTIVAS .

O artigo aborda sobre o processo da aprendizagem sobre o ensino de História, para alunos do 6º ano, entre 11 à 12 anos de idade, apontando a necessidade do aprofundamento reflexivo a respeito dos conteúdos e das metodologias de ensino empregado na atualidade. Percebe-se que há dificuldade na abstração dos alunos, cabendo ao professor facilitar a aprendizagem, aplicando atividades que relacione o conteúdo com a atualidade e o cotidiano dos alunos, havendo assim um maior envolvimento destes com a história.
A partir das pesquisas que foram feitas nas quatro escolas públicas, afirma que alunos entre essa faixa etária ( 11 à 12 ), ainda não conseguem desenvolver esse processo de absorção do passado mostrado nos conteúdos didáticos, causando um desconforto para os alunos e cloro para os professores, ao invés da aula se tornar estimulante, deixará aquela disciplina a desejar.
No entanto, com essa questão da necessidade de uma nova metodologia, veremos que o professor não deveria se preocupar simplesmente com a memorização de muitos dados, mas que os alunos saibam refletir a analisar elementos que os auxiliem na compreensão da vida do homem, mas não deixando que os alunos conheçam datas-chaves, que lhes sirvam de referência, até porque o domínio de conceitos básicos é fundamental para assegurar a sistematização dos conteúdos.
Um outro ponto dessa nova metodologia, pode ser aplicada na aulas de historia, é a estimulação do professor para a importância de trabalhos em grupos de discussão, pois “ a criança tem o egocentrismo diminuído, com consequente aumento da cooperação”. Atividade que envolvam fontes ou documentos variados também são muito importantes,

Relacionados

  • Psicologia
    182503 palavras | 731 páginas