Ensino de geografia: uma proposta a partir da utilização do vídeo e da música

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3729 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ensino de Geografia: Uma proposta a partir da utilização do vídeo e da música

Rodrigo Lourenço Aristides – Universidade Estadual de Londrina
digao_aristides@hotmail.com
Viviane Capra – Universidade Estadual de Londrina
vivicapra28@hotmail.com

Resumo:
O presente artigo aborda a relação professor-aluno em sala de aula referente à disciplina de geografia, destacando a importância que oprofessor tem na formação de seus alunos preparando-os para enfrentar as transformações da sociedade em que estão inseridos.
Para o professor de geografia é fundamental que ele trabalhe de forma a inserir seus alunos na realidade que eles vivem para que este possa, assim, ter uma melhor compreensão de mundo e de entendimento dos conteúdos geográficos, verificando sua importância no seu dia a dia.Procurar-se-á, ainda neste trabalho, mostrar a situação da disciplina de geografia no âmbito escolar em relação às dificuldades enfrentadas pelos professores e apresentar uma proposta do uso do vídeo e da música como recurso auxiliar nas aulas de geografia.
Essa proposta assim como esse trabalho surge a partir da experiência obtida no estágio de regência realizado entre os meses de agosto asetembro do ano de 2010 pelos autores, em turmas de 7ª series do ensino fundamental. Pois através desses recursos utilizados em sala de aula, foi notória a atenção e participação dos educandos em sala, onde nas vezes em que não foram utilizados recursos, a atenção deles era dispersa e momentânea, e com o objetivo de traçar estratégias para aulas mais dinâmicas e com a participação dos alunos para quesabe assim começar a transformar a educação do Brasil, numa educação mais justa e melhor para todos.

Palavras – chave: ensino de geografia, recursos didáticos, vídeo e música.

Para compreendermos a dinâmica existente entre o ensino de geografia e a escola, iremos recorrer às discussões teórico-metodológicas de autores que tratam a cerca do assunto, e que irão nortear esse trabalho, onde épreciso compreender o processo de ensino-aprendizagem na qual estamos inseridos.
Raquel Pereira (1999) trata a questão da geografia na escola desde as primeiras escolas até o âmbito mais atual. Mostra à dificuldade de se trabalhar a geografia nas escolas.
Pereira (1999) diz que:
A crença na escola formal e na possibilidade de socializar através dela um saber geográfico mais voltadoaos interesses populares motivou a busca da verdade social e política sobre este ramo do conhecimento capaz de indicar uma nova prática pedagógica. [...] Antes de mais nada, é preciso salientar a ideia de que o espaço geográfico é produzido e reproduzido pelos homens em suas relações entre si e com a natureza, afirmação esta que, apesar de já ter sido exaustivamente repetida e se transformado emchavão no discurso acadêmico, está muito longe de construir uma realidade na forma de trabalhar o conteúdo da geografia escolar. (PEREIRA, 1999, p.16).
A dificuldade de se trabalhar com os livros didáticos, pois geralmente trata da parte da geografia física em primeira instancia e depois mais ao final a chamada geografia humana, que na maioria das vezes é posta de lado pelos alunos pelo fato dejá estarem no final do ano letivo e por muitas vezes pelo despreparo do professor em identificar o aluno a realidade da matéria ali proposta.
Pereira (1999) afirma que:
Tanto os livros didáticos como os programas de geografia, via de regra, apresentam uma sequência de conteúdos que se iniciam com a localização do território, prosseguem com o estudo do relevo, da hidrografia, doclima e da vegetação para, finalmente, chegarem à população que, quase sempre, é expressa apenas em termos numéricos. (PEREIRA, 1999, p.30).
Este modo fragmentado de ensinar o conteúdo dificulta a aceitação e a identificação dos alunos com a disciplina, sendo preciso que o professor complemente o conteúdo e sempre procure associá-los com a realidade de seus alunos, como ressalta Pereira (1999):...
tracking img