Ensinar e pensar (emmanuel kant)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (621 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ensinar e Pensar
(Emmanuel Kant)

1º Analise do Texto

O autor relata o dever do professor no guiamento do aluno no processo de aprendizagem que começa pelo homem de entendimento, depois, ohomem da razão, e, finalmente, o homem da instrução. Esse processo ajudaria o aluno a desenvolver o seu entendimento sobre os fatos decorrentes e a pensar a raciocinar com base neles ao invés de decorarpensamentos e reflexões de outras pessoas.
O autor ainda reflete a dificuldade do jovem em aprender a filosofar, pois, em toda a sua instrução escolar foi ensinado a aprender, então para o aluno eledeve aprender filosofia e não raciocinar sobre ela. O autor ainda diz que é dever do professor educar os alunos de tal modo que no futuro eles consigam adquirir uma perspectiva própria sobre os fatose não uma filosofia já acabada e cogitada por outras pessoas em seu benefício. Ou seja, o professor é a base para que o aluno se torne um ser pensante e critico e que desenvolva as suas ideias. Oautor defende no texto que é preciso trabalhar a mente dos alunos para que eles se desenvolvam enquanto seres pensantes e donos das suas opiniões.

2º Comentários sobre o Texto

Quando o autor diz queé preciso desenvolver no aluno uma consciência critica onde ele pode a partir do desenvolvimento do seu entendimento adquirir uma perspectiva própria mais amadurecida, é de fato o que deveria serfeito e aplicado em todos os níveis acadêmicos de uma instituição de ensino mais na realidade os professores tem todo um cronograma a ser seguido onde tudo o que ele deve apresentar para os seus alunosjá está esquematizado, assim o professor com pouco tempo e muito conteúdo acaba passando para os alunos conhecimentos prontos e fragmentados desenvolvendo apenas o modo como os alunos aprendem os fatose não o que eles deduzem e raciocinam a partir deles.
Bom às ideias do autor deveriam ser aplicadas mais não são por falta de tempo, recursos e preocupação com a formação e capacitação dos alunos,...
tracking img