Ensinar e educar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1650 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE PEDAGOGIA




DANIELE DE PAULO MARTINS FERREIRA













educar x ensinar











Petrópolis
2012












Educar x ensinar






Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná


Proº Alexandre Villas BoasProª Edilaine Vagula
Profª Marlizete Steinle
Profª Raquel Franco
Profª Rosely Montagnini










Petrópolis

2012

SUMÁRIO

1 Introdução 4

2 Desenvolvimento 5

3 Conclusão 7

4 Referências 9





























Introdução
O objetivo deste trabalho consiste emapresentar as concepções de educar e cuidar pontuando seus entrelaçamentos na educação infantil,assim como,uma discussão sobre práticas educativas envolvendo a rotina onde ações do educar e do cuidar se estabelecem. A proposta foi de analisar como as ações do educar e do cuidar são constituídas e executadas por professores e auxiliares.Discutindo sobre as práticas educativas, e se elas estãoentrelaçadas entre o educar e o cuidar tendo como foco dessa prática a criança contemplando seu desenvolvimento enquanto sujeito;possibilitando a criança ver a vida sobre outro prisma.
A criança durante seu processo de desenvolvimento necessita de cuidados e educação. Educar possibilitando o desenvolvimento da criança em vários aspectos,tais como,cognitivo,físico,emocional, entre outros.
O cuidarabrange questões de dedicação e observação da criança em desenvolvimento, tendo em vista, que a educação é um processo social e que deve perceber o sujeito como um todo. Concebendo o cuidar para além do cuidado com o corpo.Portanto, a visão outrora assistencialista de cuidar passa a ter o corpo também como “espaço” para educar.Desse modo,o educar e cuidar,pode-se dizer que são ações entrelaçadas naeducação infantil e por toda vida.















O Referencial Curricular para a Educação Infantil tem em seu texto uma proposta que possibilita aos envolvidos com a educação de crianças compreende-las como sujeito de direito e com vozes onde possam assim, juntos constituir um fazer educativo eficiente e prazeroso, e acima de tudo transformador.
Cuidar é uma ação que compete aoseducadores, não só como processo educativo, mas também é constituinte das relações humanas. Na Educação Infantil o cuidado é forma de imprimirmos ações de respeito, afeto e de estar com o outro enfrentando o mesmo processo.
O desenvolvimento integral depende tanto dos cuidados relacionais, que envolvem a dimensão afetiva e dos cuidados com os aspectos biológicos do corpo com qualidade da alimentação edos cuidados com a forma como esses cuidados são oferecidos e das oportunidades de acesso a conhecimentos variados, (RCNEI, 1998, p.24).
Planejar é importante, pois é um ato que deve ser repensado a cada dia, é a partir do plano de aula que o professor pode fazer o feedback e avaliar se conseguiu atingir seus objetivos educacionais:
‹ Carregando..., é o momento de registrar o desenvolvimento dacriança, pois deve ser avaliada de acordo com o seu ritmo próprio, subsidiado por informações extra-escola, notadamente sobre o seu comportamento em casa (sono, alimentação, disposição para brincar, demonstrações de afeto, medos, rancores).
O professor deve ter em mente que ao avaliar uma situação ele não pode valorar a dificuldade do aluno, mas sim, verificar se essa situação é importante equal é o grau da dificuldade que o aluno possui. Também o responsável pela sala deve estar atento ao estágio de desenvolvimento cognitivo no qual a criança se encontra e assim poderá intervir e planejar sua prática pedagógica, propiciando condições ao aluno para que supere as suas dificuldades.
Há necessidade de o professor ser comprometido com seu papel, pois para conseguir observar o que...
tracking img