Ensinar a geografia ou ensinar com a geografia? das praticas e dos saberes espaciais á construçao do conhecimento geografico na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1559 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS E LETRAS DE CAMPO MOURÃO
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
CURSO DE GEOGRAFIA








RESENHA DO ARTIGO:
ENSINAR A GEOGRAFIA OU ENSINAR COM A GEOGRAFIA?
DAS PRATICAS E DOS SABERES ESPACIAIS Á CONSTRUÇAO DO CONHECIMENTO GEOGRAFICO NA ESCOLA





ALUNA: ALINE FRANCIÉLI PAPINI FUENTES
PROF.: DR. MARCOS CLAIR BOVO










CAMPO MOURÃO
MAIO 2011FACULDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS E LETRAS DE CAMPO MOURÃO
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
CURSO DE GEOGRAFIA




RESENHA DO ARTIGO:
ENSINAR A GEOGRAFIA OU ENSINAR COM A GEOGRAFIA?
DAS PRATICAS E DOS SABERES ESPACIAIS Á CONSTRUÇAO DO CONHECIMENTO GEOGRAFICO NA ESCOLA






ALUNA: ALINE FRANCIÉLI PAPINI FUENTES
PROF.: DR. MARCOS CLAIR BOVO



Trabalho destinado ao curso de Geografia,na disciplina de Metodologia e técnica de pesquisa aplicado a geografia II, apresentado ao professor Dr. Marcos clair Bovo, para a obtenção de nota parcial referente ao segundo bimestre.




CAMPO MOURÃO
MAIO 2011
INTRODUÇÃO

Marcos Antonio Campo Couto, diz que o ensino de geografia deve considerar três temas, A produção social do espaço , que permite definir os objetos gerais dageografia e estabelece critérios de seleção dos conceitos e conteúdos; Consciência espacial, que revela o universo cultural do aluno, ou seja a sua realidade; Pratica espacial, que permite a contextualização das relações sócio-espaciais do capitalismo e a articulação dos três, sugere uma pratica pedagógica que inicia e conclui com a problematizarão das praticas e dos saberes espaciais.
Através dessestrês temas, o autor tenta explicar a metodologia do ensino de geografia através da identificação e articulação das praticas e dos saberes espaciais dos alunos com os conceitos geográficos, ele sugere ainda a pratica pedagógica partindo do conhecimento prévio dos alunos para então apresentar o conceito de produção do espaço.




































DASPRATICAS ESPACIAIS AOS SABERES GEOGRAFICOS

Segundo o autor, a geografia é popular porque esta inserida no dia a dia das pessoas, com seu contato com os mapas, paisagens, percurso geográfico, e porque as praticas espaciais estão incutida na relação do homem com o meio durante a sua luta pela sobrevivência.
De acordo com Lacoste(1988), as praticas e representações espaciais explica os interessespelos fenômenos geográficos, conseqüências das diversas representações do espaço ligadas ao conjunto das praticas sociais e da importância estratégica e econômica dos fenômenos de localização e das mudanças que ocorrem ao longo da historia nas praticas sociais em relação ao espaço.
Couto, diz que a geografia existe desde que existe o estado,, e que ela estava a serviço do poder essa época.Durante as sociedades mercantis, as pessoas faziam muitas representações do espaço resultante das mais diferentes praticas sociais, hoje as praticas sociais se realizam sobre distancia cada vez mais consideráveis, pessoas conhecem cada vez mais lugares, e ignoram outros.
Para Lacoste as praticas espaciais são praticas sociais de localização e reconhecimento de pontos de referencia e fenômenos de umdeterminado conjunto espacial, e as representações espaciais, tem o sentido de apropriação de mundo impregnado de significado geográfico.
Rezende, nos mostra que o espaço só tem sentido para quem pode contemplá-lo pois, uma floresta que existiu em um local que hoje foi tomado por uma cidade, só tem sentido para quem viveu e viu a floresta porem para quem não a viu e hoje vive sem aparentementenecessitar de nada que venha dela, não faz sentido.


DA PROBLEMATIZAÇAO DA PRATICA SOCIAL A PEDAGOGIA DA CONSTRUÇAO DE CONCEITOS.

O que se propõe é traduzir a pratica espacial em problematizarão da pratica social, como ponto de partida e chegada do processo de aprendizagem.
Considerando Saviani ( 1984) e Gasparin (2007), tem-se cinco passos para uma didática baseada no método dialético;...
tracking img