ENSINAR A ENINAR

729 palavras 3 páginas
FICHAMENTO

REFERÊNCIAS
CASTRO, A. D. DE CARVALHO, A. M. P DE (ONGs). Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Cengage Learning. 2001, Pag.195.

Funções estruturais da ação do professor
(...) “O professor é capaz de realizar interações e intercambio entre linguagens, espaços, tempos e conhecimentos (pontes temporais, sociais, tecnológicas) diferenciados. Cria também pontes entre os estudantes que tem acesso ilimitado aos mais avançados equipamentos e tecnologias e os que dependem exclusivamente do espaço escolar para ingressar e vivenciar nessas novas dimensões de ensino” (...) página 97 parág. 1º.
Quando observarmos o corpo discente da atualidade em nossas escolas, detectamos que uma grande maioria não tem acesso as mais diversas tecnologias e ficam dependentes da escola e dos recursos existentes nas mesmas. A elaboração de pesquisas atreladas aos trabalhos escolares, pois os mesmos dependem da disponibilidade da descola e da gestão da mesma. Toda via, nesse momento de pesquisa acontece uma relação intríseca entre professor e aluno. Logo o professor passa a ser um elo entre conhecimento e metodologias aplicadas a serem usadas em sala de aula, facilitando a vida do aluno e propiciando o novo que passa a ser mágico e prazeroso para o educando.
Cada professor tem uma didática diferente, mas mesmo assim, o mesmo precisa adaptar-se às exigências das escolas, do mercado de trabalho, e de algumas secretarias e na maioria das vezes, obrigado pela LEI LDB, 9394/96, obedecer alguns critérios culturais em sentidos e obrigatoriamente acompanhar o ritmo das alterações vigentes.
Os grandes estudiosos da atualidade com a parceria de professores bem preparados vêm introduzindo a interdisciplinaridade na sala de aula e com isso, abrindo novos horizontes para o aluno e fazendo com que o mesmo conquiste um espaço maior nas mídias dos recursos relacionados às tecnologias atuais.

Segundo Paulo Freire, a adaptação do professor às

Relacionados

  • PEGAGOGIA DA AUTONOMIA
    4448 palavras | 18 páginas
  • Revisão
    7560 palavras | 31 páginas
  • Família - unidade de cuidado
    166733 palavras | 667 páginas