Faculdade Teológica Refidim
Educação Cristã
Professor: Alinor
Juliano Pacifico Abreu
1°Ano Bacharelado em Teologia

3.4 - Ensinar exige liberdade e autoridade
A abordagem que vamos fazer é emcomo podemos resolver o problema da tensão entre autoridade e liberdade. Mas também na realidade conseguirmos manter essa tensão, não no âmbito resistência ou contraposição, mas permitindo que umaexerça seu direito sobre a outra. O que na verdade se torna uma linha muito tênue, mas que de forma indispensável acaba necessária para que ambas existam segundo a visão de Paulo Freire.
O grandedialogo que deve haver entre Autoridade e Liberdade é saber qual delas exerce seu direito no ambiente de atuação. Para que meu direito de ser autoridade prevaleça como pai, por exemplo; é preciso que minhaliberdade seja assegurada para isso, pois o ambiente na posição de pai precisa me ser assegurado. Ao mesmo tempo a liberdade do filho não é infligida, pois ele tem o direito assegurado através daliberdade de exercer autoridade de ser filho, logo não ultrapassando a autoridade maior que tem o pai. Esse contraponto pode ser difícil de serem entendidos pelos mais conservadores. Mas a didática dotexto de Paulo Freire nos faz entender os pontos da autoridade e liberdade.
Autoridade
Muitos veem certo autoritarismo aonde se exerce autoridade, pois logo o que se enxerga não é o direito deautoridade, mas a falta de liberdade. É claro que precisa mesmo haver esse cuidado. Mas o fato é que não ter liberdade aparente não quer dizer domínio da autoridade. O trabalho da autoridade é fazer com quea liberdade encontre seus limites em seus respectivos estágios, para que ela possa amadurecer em seus confrontos com outras liberdades. Uma liberdade sem limites não é liberdade. Esse é o papel daautoridade, instruir a liberdade em como melhor ela pode ser exercido sem tirar o seu direito.
Liberdade
Em quase todas às vezes a liberdade não é assegurada porque ela não sabe que tem esse direito,... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 11). - Ensinar exige liberdade e autoridade. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Ensinar-Exige-Liberdade-e-Autoridade/44919028.html

MLA

"- Ensinar exige liberdade e autoridade" TrabalhosFeitos.com. 11 2013. 2013. 11 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Ensinar-Exige-Liberdade-e-Autoridade/44919028.html>.

MLA 7

"- Ensinar exige liberdade e autoridade." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2013. Web. 11 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Ensinar-Exige-Liberdade-e-Autoridade/44919028.html>.

CHICAGO

"- Ensinar exige liberdade e autoridade." TrabalhosFeitos.com. 11, 2013. Acessado 11, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Ensinar-Exige-Liberdade-e-Autoridade/44919028.html.