ENSINANSO O NOVO EM EDUCA AO FISICA ESCOLAR

779 palavras 4 páginas
ENSAIANDO O “NOVO” EM EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR: A PERSPECTIVA DE SEUS ATORES
A Educação Fisica escolar esta em transição para constuir uma pratica pedagógica. Busca elementos para uma pratica não centrada no exercitar-se mas em novos conhecimentos da cultura corporal de movimento.
Foi optado por realizar as investigações levando em conta o trabalho realizado e devidamente justificado por professora de Educação Fisica.
O estudo foi realizado com professores que tratam a educação física como componente curricular articulado com o projeto político-pedagógico da escola. Se orientou pelos princípios da investigação qualitativa com três professores de E.F., tendo como instrumento de pesquisa a técnica do grupo focal e entrevistas abertas com os professores dessa pesquisa.
Para a escolha dos casos foi julgado a identificação de experiências inovadoras, tais como: Proposta pedagógica articulada com o projeto da escola; Desenvolvimento de conteúdos de forma progressiva e com preocupação sistematizadora; Envolvimento dos alunos nas aulas; A presença de conteúdos variados representativos da diversidade que compõe a cultura corporal de movimento; Processos de avaliação articulados com os objetivos do componente curricular.
Os entrevistados e sua trajetória de formação inicial e continuada.
Todos os professores sujeitos da pesquisa realizaram um curso de graduação em E.F. na mesma universidade (UNIJUÍ- Rio Grande do Sul). Essa universidade privilegiava espaços no seu currículo para disciplinas com fundamentação cientifica e filosófico -humanista, o que levou aos elementos de praticas pedagógicas “inovadoras”. Participavam também em projetos (oficinas) junto a comunidade local.
Entretanto não podemos dizer que apenas esses fatores contribuíram para que os professores realizassem tais praticas pedagógicas inovadoras. A formação do professor é um ato contínuo, não terminar ao concluir a graduação. É na realidade, um “processo” durante toda sua trajetória profissional.
(Existem

Relacionados