Ensinando música musicalmente

Páginas: 23 (5698 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2011
Ensinando música musicalmente (texto de Keith Swanwick)
Published by Joe Black on 18/11/08 às 14:05
KEITH SWANWICK é um dos maiores educadores musicais da atualidade
Capítulo 2 (Música como cultura: o espaço intermediário)

Existem duas verdades importantes. Uma é que costumes e convenções são diferentes. Outra é que a exposição a outras culturas ajuda-nos a entender algo da nossa. Todos osmúsicos têm sotaque.
Toda música nasce em um contexto social e que ela acontece ao longo e intercalando-se com outras atividades culturais.
A música é uma forma de pensamento, de conhecimento. Como uma forma simbólica, ela cria um espaço onde novos insights tornam-se possíveis. A música é significativa e válida. Ela é um valor compartilhado com todas as formas de discurso, porque estas articulame preenchem espaços entre diferentes indivíduos e culturas distintas.
Para Platão, o único caminho para o conhecimento real era a reflexão filosófica. Essa atividade rara nos permite compreender o imutável, "as formas" absolutas, as essências que estão por trás de imagens incertas e enganosas. A educação musical poderia ser uma tentativa de iniciar os alunos em trabalhos musicais queexpressassem valores eternos.
Uma alternativa a essa rigorosa perspectiva é a visão "praxial". Esta remete a Aristóteles e os nominalistas medievais. O conceito contemporâneo de "práxis" tem sido influenciado profundamente pela sociologia e antropologia, e concerne à relatividade dos costumes sociais e da prática. "Sotaques" bem diferentes são percebidos como igualmente válidos, e nenhum é, essencialmentebom. Em vez disso, pergunta-se o que é bom para um contexto social específico. O significado e o valor da música nunca podem ser intrínsecos e universais, mas estão ligados ao que é socialmente situado e culturalmente mediado. Sob esse ponto de vista, o valor musical reside em seus usos culturais específicos, no que é "bom para" na vida das pessoas. A música é "boa", "certa" ou "oportuna"dependendo de quão bem ela funciona em ação, como praxis.
Não temos de adotar a linha essencialista, que propõe, em primeiro lugar, validar o universal e absolutamente determinados conhecimentos. Nem somos obrigados a seguir a trilha do conhecimento pensado como específico e refletidor de um dado grupo cultural.
Os significados e valores são, obviamente, produtos sociais, no sentido de "criações que sãoformadas em e por meio da interação das pessoas em atividades definidas" (Blumer 1969). Não pode haver interação simbólica sem mentes que interpretam, comprometidas com formas simbólicas.
Cada indivíduo existe em um conjunto particular de formas discursivas derivadas de instituições sociais, nas quais encontra a si mesmo. A resolução dessas tensões, contradições e incompatibilidades provê umaconstante fonte de diálogo.
Podemos ver que a música não somente possui um papel na reprodução cultural e afirmação social, mas também potencial para promover o desenvolvimento individual, a renovação cultural, a evolução social, a mudança.
O etnomusicólogo Alan Merriam acredita que "o estudo da dinâmica da mudança musical está entre as mais potencialmente recompensadoras atividades daetnomusicologia" (Merriam 1964). Merriam fala de novas "interpretações etnográficas" e alega que as culturas não estão solidificadas para sempre.
A importância da troca é algo reconhecido pela antropóloga social Margaret Mead. Escrevendo sobre o incerto papel da educação formal nas culturas que estudou, diz-nos o seguinte: Das descontinuidades e das rápidas mudanças que temos acompanhado, a confusão dessaspessoas fez surgir outra invenção, uma que talvez não nascesse em nenhuma outra situação senão essa- a crença na educação como um instrumento para a criação de novos valores humanos, o uso da educação como finalidade desconhecida (Mead 1942).
Segundo a filósofa Susanne Langer, o meio ambiente é um conceito relativo, dependente de como as circunstâncias são interpretadas, de acordo com um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha Ensinando Música Musicalmente
  • Fichamento: Swanwick, Keith. Ensinando música musicalmente
  • Ensinando Geografia atraves da musica
  • artigo Ensinando História através da música
  • Ensinando
  • Ensinando
  • ensinando ping
  • ensinando a geografia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!