Ensaios sobre o homem resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1140 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
LIVRO: ENSAIOS SOBRE O HOMEM
AUTOR: ERNST CASSIRER

CAPÍTULO: PARA DESENVOLVER UMA TEORIA DO HOMEM

SÓCRATES – introdução do termo “Conhece-te a ti mesmo”, dando início à abordagem do homem individual.
PLATÃO diz que isso é uma limitação, pois a experiência individual é complexa, variada e contraditória. Para Platão, o homem deve ser estudado: POLITICAMENTE e INDIVIDUALMENTE.
1ª TEORIA: Ohomem e o Estado (processo civilizador = produto tardio)
2ª TEORIA: O homem sempre organiza e sistematiza:
Linguagem – mito – religião – arte (formas de sistematização e de organização dos sentimentos, desejos e pensamentos) – muitas vezes estas atividades dependem das formas políticas.
COMTE – só matemáticas, etc. não bastam:
- ciência da ética
- ciência da dinâmica social
Estudar o homemna subjetividade, mas não individualmente. O homem não pode ser conhecido somente pela consciência individual, mas como sujeito UNIVERSAL.
A HUMANIDADE NÃO PODE SER EXPLICADA PELO HOMEM, MAS SIM O HOMEM PELA HUMANIDADE.
COMTE diz: para conhecer a si mesmo, conheça a história.
O homem estudado cientificamente não se invalida, mas é insuficiente:
- Ação das leis fisiológicas +
- Ação dosindivíduos uns sobre os outros +
- Ação de uma geração sobre outra
Já os positivistas, discípulos de Comte, defendiam uma teoria naturalista:
MUNDO HUMANO = MUNDO ANIMAL
TAINE – tenta provar que a inteligência humana não é diferencial (o homem é mais complexo na sua forma associativa)
- Introspecção psicológica, observação e experimentação biológica e investigação histórica será suficiente paraentender o homem?
FILOSOFIA DAS FORMAS SIMBÓLICAS parte de que qualquer definição de natureza ou essência do homem, deverá ser uma definição de FUNÇÃO e não de SUBSTÂNCIA (essência metafísica ou observação empírica são insuficientes para definir o homem).
A marca distintiva do homem é o TRABALHO.
TRABALHO = SISTEMA DE ATIVIDADES HUMANAS QUE DETERMINA A “HUMANIDADE”.
A HUMANIDADE é um círculoconstituído de setores, que são: a linguagem, o mito, a religião, a arte, a ciência e a história.
Uma filosofia de homem é uma filosofia que forneça compreensão da estrutura fundamental de cada um destes setores e que, ao mesmo tempo, nos permita entendê-las como um TODO ORGÂNICO.
Cada um destes setores são criações isoladas e são todas ligadas por uma FUNÇÃO.
Através da FUNÇÃO de cada um é quepodemos chegar à uma ORIGEM COMUM.
Os métodos anteriores (introspecção, experimentação) não serão descartados, mas vistos por um NOVO ÂNGULO. Ao falar de linguagem, por ex., falamos de imaginação, sentimento, etc., usamos o método de psicologia científica; falar em mito, devemos buscar as formas primitivas de sociedade, etc. Isso sempre precedendo o desenvolvimento histórico.
Mas isto tudo AINDAESTÁ NO ÂMBITO DO ESTUDO HUMANO. A busca de sentido sempre precedendo o desenvolvimento histórico. Há necessidade de uma análise descritiva de todos os elementos, sempre ORDENANDO, CATALOGANDO E CLASSIFICANDO TUDO.
Quando nos referimos, então, à descrição filosófica humana, essa ordenação é mais urgente ainda: a filosofia busca uma VISÃO UNIVERSAL SINTÉTICA que inclua todas as formas individuais.Mas isso é possível, uma vez que não encontramos harmonia nas várias atividades que constituem a cultura? (atrito permanente entre religião e arte, pensamento mítico e científico, etc.)
Assim, fica difícil pensar numa SÍNTESE, mas, ao descartarmos a busca de uma unidade de efeito para um fim, devemos procurar o PROCESSO CRIATIVO, que, ao final das contas, todos buscam um fim comum (traço sobre oqual todos concordam e se harmonizam).
Esse traço já foi buscado na lingüística, nos estudos comparativos entre mito e religião, etc. TODOS procuram reduzir todas as atividades numa só ordem sistemática.
E essa ordem, essa condensação, somente será conseguida e superada através do PENSAMENTO FILOSÓFICO.

CONSIDERAÇÕES SOBRE O PENSAMENTO DE CASSIRER

NEOKANTISMO – movimento filosófico da...
tracking img