ensaios/Reator-Batelada-Adiab

1737 palavras 7 páginas
Laboratórios

Ano lectivo 2013/2014

Docente responsável: Inês Matos

Trabalho de Laboratório III

Tratamento Térmico de um aço

Realizado por Grupo

- Brenda Aline Gaspar nº 1705
- Alberto Afonso Fernandes Tomás nº 1773

Data de entrega:
1. Resumo
O objectivo deste trabalho experimental, é o estudo do efeito do tratamento térmico de têmpera na microestrutura e propriedades mecânicas (dureza) de um aço (metal), e a resistência que este oferece à deformação plástica. 2. Índice

3. Introdução

Os tratamentos térmicos são um conjunto de operações que têm por objectivo modificar as propriedades dos aços e de outros materiais através de um conjunto de operações que incluem o aquecimento e o resfriamento em condições controladas.
O tratamento térmico é um termo dado a qualquer tecnologia de tratamento de resíduos que envolve altas temperaturas durante o processamento dos resíduos, sendo que na maior parte dos processos, não ocorre a combustão do resíduo.
As propriedades dos materiais dependem da sua estrutura, e o tratamento térmico visa modificar estas estruturas de forma a causar uma melhora em algumas propriedades, e também, isso causa uma perda de outras propriedades.
Tipos de tratamentos térmicos

Existem duas classes de tratamentos térmicos:
1 - Os tratamentos que por simples aquecimento e resfriamento, modificam as propriedades de toda a massa do aço, tais como:
1. Têmpera
2. Revenimento
3. Recozimento
2 - Os tratamentos que modificam as propriedades somente numa fina camada superficial da peça. Esses tratamentos térmicos nos quais a peça é aquecida juntamente com produtos químicos e posteriormente resfriado são:
1. - Cementação
2. – Nitretação
Têmpera
A têmpera consiste no resfriamento de um aço, a partir da temperatura crítica (de austenitização) em um meio como óleo, água, salmoura ou mesmo ar. O objectivo da têmpera é a obtenção de estrutura martensítica, aumentando

Relacionados