Ensaios mecanicos - dobramento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1229 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ENSAIO DE DOBRAMENTO



RESUMO

Este trabalho apresenta dois tipos de ensaios destrutivos, o ensaio de dobramento e o ensaio de embutimento.
O ensaio de dobramento é realizado através de fixação do corpo de prova em
um dispositivo e através de um cutelo é aplicado uma carga vertical no corpo de prova.Este ensaio fornece uma indicação qualitativa do material. O ensaio
dedobramento é muito utilizado na área da soldagem, é semelhante ao ensaio
de flexão.

INTRODUÇÃO

O ensaio de dobramento fornece uma indicação qualitativa da ductilidade do material. Por ser um ensaio de realização muito simples, ele é largamente utilizado nas indústrias e laboratórios, constando mesmo nas especificações de todos os países onde são exigidos requisitos de ductilidadepara um certo material. O ensaio de dobramento comum não determina nenhum valor numérico, havendo porém variação do ensaio que permite obter valores de certas propriedades mecânicas do material.

DESENVOLVIMENTO

O ensaio, de um modo geral, consiste em dobrar um corpo de prova de eixo retilíneo e secção circular, tubular, retangular ou quadrada, assentada em dois apoios afastados auma distância especificada, de acordo com o tamanho do corpo de prova, por intermédio de um cutelo, que aplica um esforço de flexão no centro do corpo de prova até que seja atingido um ângulo de dobramento especificado. A carga, na maioria das vezes, não importa no ensaio e não precisa ser medida; o cutelo tem um diâmetro, D, que varia conforme a severidade do ensaio, sendo tambémindicado nas especificações, geralmente em função do diâmetro ou espessura do corpo de prova. Quanto menor é o diâmetro, D,do cutelo, mais severo é o ensaio e existem mesmo especificações de certos materiais que pedem dobramento sem cutelo, denominado dobramento sobre si mesmo.


MÉTODOS DE EXECUÇÃO

O ensaio, de um modo geral, consiste em dobrar um corpo de prova de eixo retilíneo esecção circular, tubular, retangular ou quadrada, assentada em dois apoios afastados a uma distância especificada, de acordo com o tamanho do corpo de prova, por intermédio de um cutelo, que aplica um esforço de flexão no centro do corpo de prova até que seja atingido um ângulo de dobramento especificado.

CORPOS DE PROVA

O ângulo medido é geralmente de 90º, 120º ou 180ºdeterminando a severidade do ensaio. Atingido esse ângulo, examina-se a olho nu a zona tracionada do corpo, que não deve conter trincas, fissuras ou fendas. Caso contrário, o material não passou no ensaio. Se o corpo de prova apresentar esses defeitos ou romper antes ou quando atingir o ângulo especificado, o material também não atende à especificação do ensaio.


METROLOGIA

O ângulo medidoé geralmente de 90º, 120º ou 180º determinando a severidade do ensaio. Atingido esse ângulo, examina-se a olho nu a zona tracionada do corpo, que não deve conter trincas, fissuras ou fendas. Caso contrário, o material não passou no ensaio. Se o corpo de prova apresentar esses defeitos ou romper antes ou quando atingir o ângulo especificado, o material também não atende à especificaçãodo ensaio.

RESULTADOS OBTIDOS

Os resultados são avaliados pela aparição ou não de fendas, fissuras ou ruptura na zona tracionada do corpo de prova dobrado até 180º da mesma maneira explicada no caso de dobramento livre de corpos de prova soldados. Para esse método de ensaio, usa-se indiferentemente o tipo de solda em filete ou de topo, para a soldagem de chapas ou de tubos. Aposição de retirada dos corpos de prova, tamanho dos mesmos e processo de usinagem são sempre indicados nas normas técnicas, em como dos corpos de prova para dobramento.

ENSAIO DE DOBRAMENTO

[pic]

ENSAIO DE EMBUTIMENTO

RESUMO

Ensaio de embutimento é o ensaio utilizado para descrever o comportamento de um material quando submetido à conformação mecânica- estampagem....
tracking img