Ensaios de tração

Páginas: 5 (1165 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2011
Ensaio de Tração

O ensaio de tração consiste em submeter o material a um esforço axial que tende a alongá-lo até a ruptura. Este ensaio permite conhecer como os materiais reagem ao esforço de tração, quais os limites de tração que suportam e a partir de que momento se rompem.
É realizado em máquinas de ensaio que aplicam uma força axial no corpo de prova, fazendo com que sedeforme até sua ruptura.
Nestas máquinas a força aplicada e a deformação obtida são registradas para a confecção do Diagrama Tensão-Deformação.
Propriedades Avaliadas:
Alongamento: Deformação de um corpo de prova (aumento do seu comprimento com diminuição da área da seção transversal) devido a aplicação de uma força axial.
O alongamento plástico define a ductibilidade do material. Quantomaior for o alongamento plástico, maior a facilidade de deformar o material.

em que: L f = comprimento final do corpo de prova
L o = comprimento inicial do corpo de prova
Estricção: Redução percentual da área da seção transversal do corpo de prova na região onde se localiza a ruptura. A estricção determina a ductibilidade do material. Quanto maior for a estricção, mais dúctil será omaterial.
Deformação elástica: A deformação elástica não é permanente. Uma vez cessado os esforços, o material volta à sua forma original.
Deformação plástica: A deformação plástica é permanente. Uma vez cessado os esforços, o material recupera a deformação elástica, mas fica com uma deformação residual plástica, não voltando mais à sua forma original.
Limite de Proporcionalidade: Até estelimite o material obedece a Lei de Hooke, onde suas deformações são diretamente proporcionais às tensões aplicadas.
Limite Elástico: Tensão limite para a qual o material deixa de comportar de forma elástica.
O limite de Proporcionalidade e o Limite Elástico normalmente estão muito próximos. Na prática, podem ser considerados coincidentes.
Módulo de Elasticidade : (Módulo de Young) Relaçãoconstante entre a tensão e a deformação na fase elástica do material. O Módulo de Elasticidade é a medida da rigidez do material. Quanto maior for
o módulo, menor será a deformação elástica e mais rígido será o material.
Escoamento : Fenômeno que ocorre entre o fim da fase elástica e o começo da fase plástica. Caracteriza-se por uma deformação permanente do material sem que haja aumento de carga,mas com aumento da velocidade de deformação.
Limite de Resistência: Após o escoamento ocorre o encruamento, que é um endurecimento causado pela quebra dos grãos que compõem o material, quando deformado a frio. O material resiste cada vez mais à tração externa, exigindo uma tensão cada vez maior para se deformar. O valor máximo que a tensão atinge é chamado de Limite de Resistência.
Limite deRuptura: É definido como sendo a tensão correspondente à ruptura do material. O Limite de Ruptura é menor que o Limite de Resistência devido a diminuição da área que ocorre no corpo de prova depois que atinge a carga máxima.
Resiliência: Representa a habilidade de um material em absorver energia sem qualquer dano permanente. O Módulo de Resiliência é calculado por:
Tenacidade: Está relacionada àcapacidade do material em absorver sobre-cargas acidentais. Materiais com alta tenacidade sofrem grandes deformações devido a uma sobre-carga. Materiais com baixa tenacidade podem romper subitamente sem dar sinais de um rompimento eminente.
Fraturas características
Tração

Material dúctil Material frágil

Compressão

Material dúctil Material frágil
Oque a compressão e a tração têm em comum
De modo geral, podemos dizer que a compressão é um esforço axial, que tende a provocar um encurtamento do corpo submetido a este esforço ou ruptura do corpo submetido a este esforço.
Nos ensaios de compressão, os corpos de prova são submetidos a uma força axial para dentro, distribuída de modo uniforme em toda a seção transversal do corpo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ensaio de tração
  • Ensaio de tração
  • ENSAIO DE TRAÇAO
  • Ensaio de tração
  • Ensaio de Tração
  • Ensaio de Tração
  • Ensaio de tração
  • Ensaio Tração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!