Ensaios de Stturgart

1301 palavras 6 páginas
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL

ENSAIOS DE STUTTGART

ALUNO: FELIPE SANCHES PARANHOS
01/04/2014
GOIÂNIA - GOIÁS
História
A partir de 1867, Monier obteve patentes para a construção de tubos, lajes e pontes, tendo êxito na execução de diversas obras em concreto armado, mesmo sem qualquer fundamentação científica, por métodos puramente empíricos.
Anos depois, em 1902, E. Mörsch elabora os primeiros textos teóricos sobre comportamento estrutural de peças em concreto armado, com especial enfoque para vigas prismáticas de seção retangular.
Após a compra dos direitos, pela Alemanha, da patente Monier, a empresa – que futuramente seria mundialmente conhecida por “Wayss & Freitag” – passou a impulsionar os primeiros ensaios de laboratório em peças de concreto armado.
Estes experimentos foram realizados inicialmente pelos pesquisadores Leonhardt e Walther, o que ficou conhecido como “Ensaios de Stuttgart”.
Com os resultados dos “Ensaios de Stuttgart”, comprovou-se experimentalmente a primeira teoria cientificamente consistente, que são as idéias fundamentais de Mörsch (Teoria Clássica de Mörsch) e, logo em seguida, surgem as primeiras redações de normas para o cálculo e construção em concreto armado, o que fez com que a utilização deste material iniciasse a conquista de um mercado em todo o mundo.

Modelo Experimental
O ensaio consiste no carregamento gradativo de uma viga retangular bi-apoiada convenientemente dimensionada pela teoria clássica de Mörsch), com duas cargas concentradas simétricas conforme o esquema apresentado na figura.

O carregamento é aumentado até que venha a atingir o valor que leve a viga à ruptura, permitindo, numa mesma peça, a observação da flexão pura (sem a presença do cisalhamento) no trecho BC e da flexão simples (com a presença do cisalhamento) nos trechos AB e CD. Num primeiro estágio de carregamento, a viga não apresenta

Relacionados