Ensaios charpy, izod e ferrita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ensaio Charpy
O teste Charpy é um dos métodos para determinar a resistência e sensibilidade dos materiais quando submetido a uma certa carga de impacto. O objetivo principal é medir a quantidade de energia absorvida pelo material durante a fratura. São essenciais para garantir a segurança, confiabilidade e qualidade dos mais diversos materiais. É muito utilizado no setor automobilístico, deaeronaves e em peças específicas utilizadas na indústria.
A principal vantagem do teste Charpy é a simplicidade, o baixo custo e o tamanho reduzido do corpo de prova. O teste ainda pode ser executado em diversos campos de temperaturas. Além disso, o corpo de prova é adequado para medir as diferenças de comportamento para materiais de baixa resistência ao impacto como os aços estruturais. Também é,frequentemente, usado para fins de controle de qualidade e de aprovação de materiais.
O ensaio de um corpo de prova padronizado com um entalhe é rompido pela ação de um martelo em forma de pêndulo. O corpo de prova é fixado em um suporte, na base da máquina. O martelo do pêndulo é liberado de uma altura pré-definida, causando a ruptura do corpo em teste. A altura de elevação do martelo após oimpacto, em comparação com a anterior, dá a medida da energia absorvida pelo corpo de prova.

Figura 1 – Esquema do ensaio Charpy
O teste pode ser conduzido em temperatura ambiente ou em temperaturas mais baixas para testar a fragilidade do material em baixa temperatura.
Os corpos de prova podem ser de diferentes tipos e dimensões dos entalhes. A norma americana E23 especifica os tipos. Eles sãodivididos em três grupos : A , B e C . Todos possuem as mesmas dimensões . A seção transversal é quadrada com 10 mm de lado e o comprimento é de 55 mm.
O entalhe é executado no ponto médio do comprimento e pode ter 3 diferentes formas, em V em forma de fechadura e em U invertido, que correspondem aos grupos A, B e C respectivamente.
Figura 2 – Tipos de corpos de prova do ensaio Charpy e suasdimensões.

Ensaio Izod
Ensaio semelhante ao ensaio Charpy, usado para medir a resistência e sensibilidade de materiais quando submetido a uma carga de impacto causado por um pêndulo. Neste tipo de ensaio o corpo de prova é fixo verticalmente, usando-se duas garras, por uma de suas expremidades, recebendo o impacto do pêndulo da máquina em outra. A diferença entre a posição inicial do pêndulo ea posição final alcançada após o choque com o corpo de prova revelam a energia absorvida pelo corpo de prova no instante do impacto.
Os corpos de prova devem ter seção quadrada com 10 mm de lado e comprimento de 75 mm. O entalhe é executado a 28 mm da extremidade e tem a forma de V.

FERRITA BENÉFICA

A ferrita é uma fase solida componente do diagrama Fe - C onde a solubilidade do carbono noferro é pequena.
A ferrita benéfica é intencionalmente presente em vários aços fundidos resistentes à corrosão, para melhorar a soldabilidade e para maximizar a resistência à corrosão em meios específicos. Ferrita também é usada para aumentar a resistência das ligas duplex. A ferrita pode ser benéfica em termos de soldabilidade devido aos aços inoxidáveis completamente austeníticos seremsusceptíveis ao problema de soldabilidade conhecido como trincamento a quente, ou microfissuração.
O trincamento intergranular ocorre no depósito de solda e/ou na zona termicamente afetada e pode ser evitado se a composição do metal de enchimento é controlada para produzir em torno de 4% de ferrita na austenita do depósito de solda. As ligas fundidas dos graus CF duplex são imunes à esse problema.

Apresença de ferrita em ligas CF duplex melhoram a resistência ao trincamento em corrosão sob tensão (SCC) e geralmente ao ataque intergranular. No caso de SCC, a presença de ilhas de ferrita na matriz austenítica é acreditado bloquear ou dificultar a propagação de trincas. No caso da corrosão intergranular, a ferrita é útil em fundidos sensitizados por que ela promove a precipitação preferencial...
tracking img