Ensaiode Projecto

5753 palavras 24 páginas
Transformações na esfera laboral: Flexibilidade, Precariedade e Atipicidade nos jovens licenciados em Portugal

Realização de um Ensaio de Projeto na área científica de Sociologia, orientada pelo Professor Hermes Augusto Costa.
Maio de 2013 Orientado: Paulo Rafael Amaral Santos

Índice Geral

1. Resumo

Este projeto tem o propósito de analisar sob uma perspetiva sociológica, como se vem colocando a questão da Flexibilidade Laboral no âmbito das relações de trabalho particularmente entre os jovens licenciados e no que concerne á sua inserção no mercado de trabalho atual. A flexibilização da gestão e da produção tem sido, no atual contexto do desenvolvimento dos sistemas produtivos, a característica central. Se inicialmente autores mais otimistas viram nesta flexibilização vantagens, quer para as empresas quer para os trabalhadores, veio a verificar-se, gradualmente, que a flexibilização empresarial pode conduzir, à precarização das relações de trabalho e emprego. Existem, então, diversos modelos de flexibilização empresarial, bem como articulações destes, com distintas consequências para o trabalho e para o emprego, no sentido ou da flexibilidade qualificante, ou da flexibilidade precarizante num sentido transitório ou num sentido estável.
O objetivo central deste projeto incide na análise da forma em como a flexibilização alarga progressivamente a precarização do trabalho e do emprego aos trabalhadores qualificados, destacando a problemática da inserção dos jovens licenciados no mercado de trabalho caracterizada por uma “ mão de obra qualificada”.

Palavras Chave: Flexibilidade, precariedade, trabalho, emprego, qualificação.

2. Introdução

Cada vez mais é conhecida a crescente instabilidade e precariedade laboral na estrutura do mercado de trabalho em Portugal (Diogo, 2012). A precarização laboral ganhou uma importante visibilidade e constitui um dos aspetos mais relevantes das evoluções contemporâneas da condição e da

Relacionados

  • NP EN 485 1 2008 A1 2011
    7884 palavras | 32 páginas