Ensaio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ENSAIO
Jone Oliveira Lima¹
Nos filmes o senhor dos anéis há elementos de fantasia e mágica que integram seu enredo baseado em elementos mitológicos da era medieval. Afigura do mago, de monstros, de um anel de poder, do herói, e outros são presentes em toda trama. A história baseia-se na obra do escritor, professor e filólogo britânico J. R.R. Tolkien.
A trilogia acontece em tempo e espaço imaginários, que é outra característica das obras de fantasia. A história narra o conflito do bem contra o mal. Ofantástico se manifesta ao longo de todo filme com várias batalhas dos guardiões do anel contra as forças do mal. Personagens não humanos aparecem com freqüência no mundo imagináriochamado de Terra-média.
Outra característica sobrenatural presente no filme é a utilização de super poderes, lembrando muitos aspectos da poesia épica, que foi amplamentedifundida na idade média. Os feitos de um herói são sempre destacados e a valorização de sua luta em prol de um bem maior é sempre exaltada.
A ligação entre o real e oimaginário acontece na lição que o filme nos passa mostrando que a ganância e a sede de poder podem destruir a humanidade. Dessa forma a história se torna real e contemporânea,nos dando uma mensagem que deve ser entendida por todos.
Assim, concluo apresentando a minha visão do quanto à fantasia pode influenciar no real e vice-versa. Um interfereno outro de modo a complementá-los. A fantasia e a mágica tem o poder de mostrar com outras palavras a realidade. Por isso é tão utilizado na literatura, nos filmes, naspinturas e em todas as formas de arte.

¹Graduando do curso de Letras/Língua Inglesa da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, da Universidade Estadual do Ceará.
tracking img