Ensaio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6807 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Álbum de Família (1946)

Nelson Rodrigues (1912-1980)

Tragédia em três atos (1946)
Nelson Rodrigues (1912-1980) Adaptação e montagem de cenas da peça para apresentação em oficina do Espaço dos Satyros em Junho de 2004 por Helder da Rocha e Denise Janoski. Personagens e elenco: SPEAKER ................................................Diego Prestes D. SENHORINHA, mãe......................Denise Janoski TIA RUTE, irmã de Senhorinha ........... Rita Fernandes JONAS, pai........................................ Ricardo Socalschi EDMUNDO, filho .................................. David Torrão GUILHERME, filho seminarista .........Helder da Rocha NONÔ, filho louco...................................... Luís Maele GLÓRIA, filha .......................................Janaína Mello TERESA,colega de Gloria ......................Andréa Paula VOZ DA MULHER GRÁVIDA ...........Teca Romualdo OPERADORES TÉCNICOS .............. Glauco e Nanda Trilha sonora musical: J. S. Bach ...........Abertura da Paixão segundo Mateus J. S. Bach ...............Abertura da Missa em Si b menor W. A. Mozart............ Abertura da Missa de Réquiem W. A. Mozart.......... Lacrimosa da Missa de Réquiem AntonioVivaldi...............................................Gloria Antonio Vivaldi.................................... Stabat Mater F. Schubert............................... Ave Maria (alterada) Aracy de Almeida ......... Rapaz Folgado (Noel Rosa) Noel Rosa ...................................................Felicidade Noel Rosa .....................................Gago Apaixonado Nelson Gonçalves........................................Cabocla Marilyn Manson............... Beautiful People (alterada) (Abertura : os personagens já estão em cena, sentados em diferentes lugares da platéia. A medida que os espectadores entram e se acomodam, cada personagem dirige-se à um deles e lhe susurra o versículo correspondente, como que lhe contasse um segredo importante de sua vida. *Nota: é importante que cadaespectador tenha algo relacionado à personagem a que se refere. Exemplo: Jonas só deve se referir às espectadoras com aparência semelhante à de Gloria, e assim por diante. Cada personagem deve falar com pelo menos 3 espectadores. Explode música. Personagens se retiram. Luz no Speaker)

Álbum de Família

Foto 1

1

Álbum de Família (1946)

Nelson Rodrigues (1912-1980)

(São projetadasfotos antigas de Jonas e Senhorinha no dia seguinte ao do casamento: ele com o busto empinado; ela com o sorriso cretino de atriz de cinema mudo)
1

SPEAKER (enquanto Jonas e Senhorinha estão imóveis) – Primeira página do álbum. 1900. Primeiro de Janeiro: os primos Jonas e Senhorinha, no dia seguinte ao do casamento. Ele 25 anos. Ela 15 risonhas primaveras. Vejam a timidez da jovem nubente.Natural – trata-se da noiva que apenas começou a ser esposa. (Aqui começam a ser projetadas outras fotos antigas, casais, mulheres sozinhas)

2

SPEAKER – E isso sempre deixa a mulher meio assim. (Foto de mulher com as pernas cruzadas)

3

SPEAKER – Naquele tempo, moça que cruzava as pernas era tida como assanhada, quiça sem-vergonha – com o perdão da palavra. (Foto de mulher demonstrandopudor)

4

SPEAKER (extasiado) – Tão bonito pudor em mulher! (Foto antiga em pose erótica – mas não vulgar – depois nova foto de Jonas e Senhorinha ou, se possível, foto antiga de noivos em carruagem.)

5

SPEAKER – Partem os românticos nubentes para a fazenda de Jonas, em São José de Golgonhas. Longe do bulício da cidade, gozarão a sua lua-de-melzinha. Goodbye Senhorinha! Good-bye, Jonas! Enão esquecer o que preconizam os Evangelhos: “Crescei e multiplicai-vos!” (Apaga-se o palco, emudece o speaker. Música de transição: “Glória 2”)

Cena 1
(Palco menor: cena mostra ângulo de um dormitório de colégio. Glória e Teresa entram rindo muito, como se brincassem de esconde-esconde. Ambas em finíssimas camisolas, muito transparentes. São meninas que aparentam 15 anos. Há entre as duas...
tracking img