Ensaio torcao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1046 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ENSAIO SOBRE TORÇÃO.






































ENSAIO SOBRE TORÇÃO










Trabalho apresentado para o Curso Técnico em Eletromecânica do SENAI – Londrina, da disciplina de Tecnologia Mecânica, ministrado pelo Professor Pedro.









Londrina-PR
Junho, 2010


sumário


1 INTRODUÇÃO 42 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10

1.
INTRODUÇÃO

Podemos dizer que o ensaio de torção é um processo relativamente simples, que tem como resultado principal, o fornecimento de dados importantes sobre as propriedades mecânicas do material. É um método que não necessita de cálculos muito elaborados e que de uma maneira pratica demonstra os limites do corpo a ser analisado,sendo muito utilizado em controles de qualidade, e pesquisas especificas na engenharia.
Um dos objetivos desse processo é testar a fase elástica, plástica, e o ponto de ruptura do corpo de prova, podendo assim, definir melhor seus limites, sua aplicação, ou até redimensionando melhor a peça, de acordo com a aplicação.




















DESENVOLVIMENTO


O ensaiosobre torção.

O ensaio é o teste realizado para definir os limites de elasticidade, plasticidade e ruptura, nos quais um corpo poderá submeter-se em determinada situação, esse processo resume-se em aplicar uma carga em uma das extremidades do corpo através de um torquimetro ou um equipamento desenvolvido especificamente para essa função.


A importância do ensaio de torção.Os ensaios são necessários para evitar deformações, desgaste excessivo, ruptura e possíveis acidentes durante sua utilização. Em materiais de ligação como parafusos, brocas, chapas, ou em eixos de transmissão como eixos arvore, cardans, eixos de transmissão de veículos, entre outros, esse processo é imprescindível para seu bom funcionamento. Um produto que sai de um processo de fabricação semum teste de torção estará sujeito ao rompimento caso possua uma resistência abaixo do esperado, ou, poderá ser facilmente deformado, devido a uma elasticidade abaixo do desejado. O ensaio não se restringe a matérias da área metal mecânica, mas a muitos outros campos como na odontologia (ensaios em implantes dentários), e na medicina (ensaios de próteses).


Quando ocorre a torção?De acordo com as leis da física clássica, a torção de um corpo ocorre quando o mesmo atua contrario a um movimento de rotação. A razão para tal fenômeno ocorrer, é que, por sofrer ao mesmo tempo uma reação contrária de mesma intensidade, o corpo terá torque em uma das extremidades e contra torque na extremidade oposta, ocorrendo assim à torção do mesmo. A “torção” é a porção que fica entre asforças exercidas que deformam uma em relação à outra em um ângulo “α”. Esse é denominado momento de torção.


O movimento de torque.

O torque atua no corpo através do produto entre a intensidade da carga aplicada e a distancia entre o ponto de onde foi aplicada a carga, e o pólo do material.


Torquímetro

O ensaio de torção pode ser realizado através de um torquímetro -também chamado de chave dinamométrica. Esta ferramenta possui um dispositivo que mede a força aplicada ao material. Um dos torquímetros mais utilizados é o de estalo em que ao chegar ao torque desejado ouve-se um estalo da ferramenta. Importante ressaltar a constante calibração do instrumento, a cada cinco mil ciclos ou um ano de utilização, para evitar discrepâncias no resultado final.Fig. 01 - Torquimetro
Método pré-preparatório para os ensaios de qualidade de um mesmo produto.

Primeiro deve ocorrer à seleção das empresas que fornecerão o material para o ensaio. Todos os objetos devem ter as mesmas medidas e serem do mesmo material. Preferencialmente, devem ser obtidas peças de lotes diferentes, a fim de diminuir a chance de encontrar um produto com...
tracking img