Ensaio spt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (612 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ENSAIO DE STANDARD PENETRATION TEST (SPT)

RELATÓRIO Nº 03

BRASÍLIA 2013

1. Introdução
O método Standard Penetration Test (SPT), consiste na conjugação de uma sondagem de simplesreconhecimento com uma medida de resistência mecânica do solo ao longo da profundidade em análise.
Neste ensaio, realizado dia 02/04/2013, o objetivo principal foi mostrar os procedimentos parareconhecimento do perfil do solo, através da retirada de amostras. Busca-se a determinação do Índice de Resistência NSPT e da posição do nível d’água. Como também, encontrar o “impenetrável”, ou solo firme, noqual a fundação da estrutura em construção será apoiada.
2. Metodologia de Ensaio
2.1. Método SPT
O ensaio consiste na cravação vertical, no solo, de um cilindro amostrador padrão, por golpes de ummartelo com massa padronizada de 65 quilos solto em queda livre de uma altura de 75 centímetros.
Segundo a NBR 6484:2001, deve ser coletada, para exame posterior, uma parte representativa do solocolhido pelo trado-concha durante a perfuração, até 1 m de profundidade. Como também, amostras dos solos a cada metro de perfuração, a partir de 1 m de profundidade, fazendo uso do amostrador-padrão.São anotados os números de golpes necessários à cravação do amostrador em três trechos de 15 centímetros, sendo que o valor da resistência à penetração consiste no numero de golpes aplicados nacravação dos trinta centímetros finais.
Após a cravação em cada trecho, o amostrador é retirado do furo e a amostra é coletada e acondicionada em recipientes herméticos, para posterior classificação quegeralmente é feita pelo método tátil-visual.

Figura 1. Equipamento de ensaio SPT

Figura 2. Esquematizado

3.2. Identificação das amostras
Ainda segundo a NBR 6484:2001, as amostras devemser examinadas procurando identificá-las no mínimo através das seguintes características:
- Granulometria (NBR 7181);
- Plasticidade;
- Cor; e
Origem, tais como:
- Solos residuais;
-...
tracking img