Ensaio sobre a lucidez resumo capitulos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Literatura Romântica
Contexto histórico
* Em Portugal o Romantismo durou cerca de 40 anos.
* A Invasão de Napoleão fez com que a corte portuguesa fugisse para o Brasil.
* Absolutistas versus Liberais
* D. Pedro IV foi defensor de uma constituição liberal e seu irmão D. Miguel defendia ideias absolutistas. Por isso D. Pedro reuniu um exército para enfrentar seu irmão.
*Independência do Brasil
* D. Pedro IV declara a independência do Brasil e se proclama imperador, como D. Pedro I.
O que é o Romantismo?
* Romantismo é um termo geral que designa um conjunto de movimentos intelectuais, que a partir do último quartel do século XVIII fizeram prevalecer os sentimentos sobre a razão.
* Em Filosofia, este termo designa especialmente o conjunto das filosofiasAlemãs do início do século XIX que entraram em luta contra o espírito racionalista do século XVIII.
* O Romantismo tem início como um movimento literário: no séc. XVIII, na Inglaterra e na Alemanha; no séc. XIX na França, Itália, Espanha e Portugal.
* O Romantismo na Europa abarca o período de 1825 a 1850, em Portugal de 1835 a 1880.
* O Romantismo compreende as artes visuais, a música ea literatura, podendo ser definido de um modo negativo bem como positivo: o seu aspecto negativo foi uma revolta por vezes desordenada contra o formalismo e disciplina intelectual do Neoclassicismo; positivamente, o seu empenho no soberano direito individual à expressão.
* A sua influência começou a fazer-se sentir em meados do séc. XVIII com o culto do Pitoresco nos jardins Ingleses e com oinício do Revivalismo Gótico. Torna-se reconhecível com o movimento alemão de finais do século “Sturm und Drang”, um movimento literário que advogava a expressão violenta das emoções de um modo melodramático e caótico.
* Os seus principais intérpretes, em pintura foram, na Alemanha, Caspar Friedrich, em Inglaterra Turner e em França Géricault e Delacroix.
* No sentido estrito o Romantismoacaba em meados do séc. XIX com a derivação para o Realismo.
Características
* Subjectivismo: o autor trata os assuntos de uma forma pessoal, de acordo com o que sente, aproximando-se da fantasia.
* Sentimentalismo: exaltam-se os sentidos, e tudo o que é provocado pelo impulso é permitido.
* Culto do fantástico: a presença do mistério, do sobrenatural, representando o sonho, aimaginação; frutos da pura fantasia, que não carecem de fundamentação lógica, do uso da razão.
* Idealização: motivado pela fantasia e pela imaginação, o artista romântico passa a idealizar tudo; as coisas não são vistas como realmente são, mas como deveriam ser segundo uma óptica pessoal.
* Egocentrismo: cultiva-se o "eu" interior, atitude narcisista, em que o individualismo prevalece; mundointerior X mundo exterior.
* Fuga psicológica: já que o romântico não aceita a realidade, procura modos de refugiar-se, por exemplo, no passado, no sonho ou na morte.
* Liberdade de criação: O escritor romântico recusa formas poéticas, usa o verso livre e branco, libertando-se dos modelos greco-latinos, tão valorizados pelos clássicos, e aproximando-se da linguagem coloquial.
* Medievalismo:há um grande interesse dos românticos pelas origens de seu país, de seu povo. Na Europa, retornam à idade média e cultivam seus valores, por ser uma época obscura.
* Defendem uma corrente de poesia político-social em que os autores defendem a justiça social e a liberdade.
* Fascínio pela natureza. Muitas vezes, o nacionalismo romântico é exaltado através da natureza, da força da paisagem.* Luta entre o liberalismo e o absolutismo: poder do povo X poder da monarquia. Até na escolha do herói, o romântico dificilmente optava por um nobre. Geralmente, adoptava heróis grandiosos, muitas vezes personagens históricos, que foram de algum modo infelizes: vida trágica, amantes recusados, patriotas exilados.
* Byronismo: atitude amplamente cultivada entre os poetas da segunda...
tracking img