Ensaio sobre a democracia na sociedade contemporânea

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2509 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ensaio sobre a Democracia na sociedade contemporânea

Clodoaldo Dourado Lima Neto¹

Resumo
Trata-se de um ensaio acerca da compreensão da democracia na contemporaneidade onde são apresentados os pontos mais marcantes desta perspectiva em articulação com autores que contribuem para o entendimento desse fenômeno na modernidade, chegando ao momento atual.

Palavras-chave
Democracia;direito; globalização.

Na atualidade, pensar em democracia, tendo como alicerce o senso comum, é remeter-se a uma forma de governo onde o povo delega poderes aos seus representantes e dirigentes através das suas escolhas em tramites eleitorais. O que se torna interessante nesse entendimento é ver que etimologicamente democracia advém do grego e significa governo do povo. Os gregos pensavam,da mesma maneira que o próprio Aristóteles, em uma democracia como sinônimo de soberania popular, numa forma de governo em que o povo exercia o poder legislativo e judiciário pessoalmente e não de forma representativa. Assim se chega a um impasse conceitual, onde para se entender democracia na sociedade contemporânea é preciso analisar a evolução desta na modernidade, para por fim vislumbrar atendência que se refere à afirmação da democracia participativa enquanto direito fundamental de toda coletividade no contexto global que se ver presente.
A democracia, na Antiguidade, principalmente na Grécia, era um regime em que o “povo” se manifestava diretamente de forma participativa para tomar decisões a respeito da cidade. O termo foi concebido a partir das profundas reformas sociais epolíticas de Clístenes, no final do século VI a.C.. Era cidadão verdadeiramente aquele que participava politicamente da vida pública. Hannah Arendt irá dizer que é na ação politica que o homem grego se torna humano, pois ao sair da esfera privada, o mundo das necessidades que seria o âmbito doméstico, que é dominada pelo instinto e a irracionalidade e entrar no espaço público o homem ganha voz.Os homens na polis discutem e participam da vida politica a defender o coletivo utilizando-se da arte da política e da retórica, em detrimento de uma defesa a sobrevivência biológica que é defendida na esfera privada.
Uma grande diferença entre a democracia antiga e moderna é que a primeira não havia isonomia entre as pessoas que moravam no mesmo local ou país. Na verdade, eramconsiderados cidadãos uma parcela ínfima da população ativa da cidade, sendo excluídos os estrangeiros, as mulheres e os escravos. A democracia moderna pressupõe que o povo escolha os seus representantes e esses os representem.
Democracia, depois da Antiguidade, voltou a ser discutida mais intensamente na modernidade entre os séculos XVIII e XIX, época de forte caráter absolutista. Nesse período, éque a Revolução Francesa e Independência dos Estados Unidos despontam no cenário mundial e a democracia liberal é adotada nessas nações. Intelectuais iluministas questionavam a legitimidade da autoridade do soberano e é nesse clima que soerguerá o ideal do liberalismo. As ideias liberais irão de encontro com a ordem aristocrática que tinha o monopólio do poder político nas mãos. Bourdieu irá dizerque o rei absolutista acumulava de forma pessoal funções econômicas, jurídicas e administrativas que o fazia tomar o seu interesse acima do Estado. Esse pensador discorrerá que com a transição do Estado dinástico para o Estado Burocrático que o vinculo pessoal que o rei detinha em mãos perde sua forma em primazia para uma instituição mais autônoma de Estado. Nesse momento, principalmente com ainfluência do filosofo John Locke vê um forte tentativa de separação da dimensão da esfera pública e privada, assim, em outras palavras, o fato de ser nobre não seria mais pré-requisito de exercer um cargo político.
A concepção liberal de democracia que aí surge colocava o Estado como um aparato de administração pública que devia abster de interferir na esfera de direitos subjetivos dos...
tracking img