Ensaio sobre escola de rh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (600 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Finalmente admitiram: “O homem é um ser naturalmente sociável”

Quando estudamos a escola clássica da administração com pensadores como Taylor, ficamos com a idéia de que as empresas eram quasecomo máquinas, e seus funcionários, parafusos e engrenagens. A escola de relações humanas traz uma idéia completamente diferente. O operário é um ser humano, e o ser humano é naturalmente um animalsocial.
Tendo como objeto de estudo a socialização dos homens em grupos informais, Mary Parker Follett observou três métodos de solução do conflito industrial e das divergências entre grupos detrabalhadores e gerentes. O primeiro é o método da força, que se baseia na utilização de ameaças e violência para a obtenção dos resultados desejados. O segundo, chamado “método da barganha” que abrange anegociação entre as partes, buscando um acordo mútuo; e o terceiro é o método da integração, que envolve o uso de outras ferramentas da administração que levam os operários a se dedicarem mais àorganização.
Outro aspecto analisado no material sobre a escola de relações humanas é a experiência de Hawthorne, que teve como conclusões principais que a produtividade dos operários é determinada porgrupos informais formados dentro da empresa, que quando há conflitos a produtividade tende a diminuir e que os indivíduos têm uma carga, um passado e esses hábitos influenciam na formação do padrão dogrupo.
Elton Mayo, outro grande pensador da escola de relações humanas, defendia inicialmente, e concordo com o que ele dizia, que “a solução dos problemas dos trabalhadores estava na mente e no corpo:o aborrecimento leva ao aparecimento de pensamentos depressivos e a monotonia leva à deficiência da circulação e à fadiga” (isso antes de Hawthorne). É um ciclo vicioso.
Em seu livro seguinte Mayoapresenta que quando se introduz um caráter afetivo no trabalho, quando o empregado se sente valorizado e sentem que seus problemas não são ignorados, sua produção cresce. Mayo deslocou o foco de...
tracking img