Ensaio sobre "an empirical account of the relation between discourse struture and pauses in portuguese" de eva arim, francisco costa e tiago freitas

926 palavras 4 páginas
An Empirical Account of the Relation Between Discourse Struture and Pauses in Portuguese de Eva Arim, Francisco Costa e Tiago Freitas

Estudo Experimental sobre as pausas no discurso oral no Português Europeu. O objetivo deste estudo é descrever a relação entre a organização do discurso e a ocorrência das pausas no português europeu através de um método experimental baseado e comparado com resultados de testes anteriores de outros autores.

Pesquisas realizadas noutras línguas revelaram que não existe ligação entre estrutura sintática e a prosódia (Cutler et al.1997; Pijper and Sandeman, 1994). Este estudo conduz à comprovação, ou não, de uma relação, seja esta de semelhança ou distintiva, como já revelada em estudos anteriores, entre os elementos prosódicos e a estrutura do discurso espontâneo no Português Europeu, nomeadamente as pausas.

Neste sentido é bom iniciarmos o estudo tendo em conta o que já sabemos sobre a definição do discurso oral e do discurso escrito:

-Ambas são realidades distintas, isto é, a escrita é uma convenção e a oralidade é decorrente da capacidade que cada um de nós tem para comunicar através de sons produzidos pelo aparelho fonador.

- Um grafema pode representar mais do que um som da fala o que torna a escrita uma forma simplificada de codificar e representar a realidade mais complexa que é a oralidade.

O discurso escrito é elaborado, organizado e articulado. Trata-se de um discurso preparado para ser lido, uma modalidade Offline/ em diferido,onde a escrita é previamente preparada, com a possibilidade de ser corrigida em caso de agramaticalidades e apresentada com pausas pontuadas (vírgulas, pontos finais, ponto e virgula).

“A pontuação é o subsistema que regula a representação escrita dos factos prosódicos da fala (essencialmente das pausas e da entoação), fornecendo igualmente indicações sobre o tipo de discurso que está a representar (uma citação ou um discurso direto).”

Inês

Relacionados