Ensaio sobre "an empirical account of the relation between discourse struture and pauses in portuguese" de eva arim, francisco costa e tiago freitas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (926 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
An Empirical Account of the Relation Between Discourse Struture and Pauses in Portuguese
de Eva Arim, Francisco Costa e Tiago Freitas

Estudo Experimental sobre as pausas no discursooral no Português Europeu. O objetivo deste estudo é descrever a relação entre a organização do discurso e a ocorrência das pausas no português europeu através de um método experimental baseado ecomparado com resultados de testes anteriores de outros autores.

Pesquisas realizadas noutras línguas revelaram que não existe ligação entre estrutura sintática e a prosódia (Cutler et al.1997; Pijperand Sandeman, 1994). Este estudo conduz à comprovação, ou não, de uma relação, seja esta de semelhança ou distintiva, como já revelada em estudos anteriores, entre os elementos prosódicos e aestrutura do discurso espontâneo no Português Europeu, nomeadamente as pausas.

Neste sentido é bom iniciarmos o estudo tendo em conta o que já sabemos sobre a definição do discurso oral e do discursoescrito:

-Ambas são realidades distintas, isto é, a escrita é uma convenção e a oralidade é decorrente da capacidade que cada um de nós tem para comunicar através de sons produzidos peloaparelho fonador.

- Um grafema pode representar mais do que um som da fala o que torna a escrita uma forma simplificada de codificar e representar a realidade mais complexa que é a oralidade.

Odiscurso escrito é elaborado, organizado e articulado. Trata-se de um discurso preparado para ser lido, uma modalidade Offline/ em diferido,onde a escrita é previamente preparada, com a possibilidadede ser corrigida em caso de agramaticalidades e apresentada com pausas pontuadas (vírgulas, pontos finais, ponto e virgula).

“A pontuação é o subsistema que regula a representação escrita dosfactos prosódicos da fala (essencialmente das pausas e da entoação), fornecendo igualmente indicações sobre o tipo de discurso que está a representar (uma citação ou um discurso direto).”

Inês...
tracking img