Ensaio nao destrutivo raio-x

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1530 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Radiologia Industrial é o emprego das radiações ionizantes, raios x ou gama para fins industriais.
Uma das maiores aplicações da Radiologia Industrial são dirigidas ao processo de qualidade em produtos e materiais.
 Esses processos são realizados pelos Ensaios não Destrutivos (END), são técnicas utilizadas na inspeção de materiais e equipamentos, que investigam a sanidade do materialsem, contudo destruí-lo ou introduzir quaisquer alterações em suas características. Um dos ensaios mais importantes para a documentação da qualidade de produto inspecionado pode se dar à radiografia, por meio dos raios-X ou gama, pois ela representa a “Imagem” interna da peça inspecionada, o que nenhum outro ensaio não destrutível é capaz de fazer.
1.HISTÓRIA

Segundo o professor Paulo Gomes dePaula Leite, no artigo “A Origem dos END no Brasil”, publicado na Revista dos END, em 1989, os Ensaios Não Destrutivos foram introduzidos pela Marinha Brasileira na década de 1940, para construção naval, com a utilização dos Raios-X.
Duas décadas depois, em 1963, o jornal Diário do Comércio, publicado em São Paulo, destacava em meia página o trabalho realizado na área de END pela Metaltest Cia.Brasileira de Ensaios e Industrial, empresa fundada em abril de 1959 e que foi a primeira de END no país.
A radiografia foi o primeiro método de ensaio não destrutivo introduzido na indústria para descobrir e quantificar defeitos internos em materiais. Seu enorme campo de aplicação inclui o ensaio em soldas de chapas para tanques, navios, oleodutos, plataformas offshore; uma vasta aplicação em peçasfundidas principalmente para as peças de segurança na indústria automobilística como porta-eixos, carcaças de direção, rodas de alumínio, airbags, assim como blocos de motores e de câmbio; produtos moldados, forjados, materiais compostos, plásticos, componentes para engenharia aeroespacial, etc.
2.O Que é o END por Raios-X?

O método está baseado na mudança de atenuação da radiação eletromagnética(Raios-X ou Gama), causada pela presença de descontinuidades internas, quando a radiação passar pelo material e deixar sua imagem gravada em um filme, sensor radiográfico ou em um intensificador de imagem.
3.Técnicas do Raio-X Industrial

RADIOGRAFIA: é a técnica convencional via filme radiográfico, com gerador de Raio-X por ampola de metal cerâmica. Um filme mostra a imagem de uma posição deteste e suas respectivas descontinuidades internas.
GAMAGRAFIA: mesma técnica tendo como fonte de radiação um componente radioativo , chamado de "isótopo radioativo " que pode ser o Irídio, Cobalto ou modernamente o Selênio.
RADIOSCOPIA: a peça é manipulada a distância dentro de uma cabine a prova de radiação, proporcionando uma imagem instantânea de toda peça em movimento, portanto tridimensional,através de um intensificador de imagem acoplado a um monitor de TV. Imagem da radioscopia agrupada digitalmente de modo tridimensional em um software possibilita um efeito de cortes mostrando as descontinuidades em três dimensões o que nada mais é do que uma tomografia industrial.

4.Propriedades Dos Raios-X e Dos Raios Gama

Ambos são utilizados para a obtenção de uma imagem.
Têm características ea mesma forma da luz visível. Fazem parte do espectro eletromagnético.
Como a luz, ambos são refratados quando passam através de vidro, lente ou outro meio.
Os raios-X podem ser focalizados, mas nas técnicas aplicadas aos ensaios não destrutivos, não é aplicável.
As propriedades dos raios-X, Gama e luz visível, são similares. As diferenças estão nas aplicações e nos efeitos que os raios-x e gamadiferem da luz.
Uma particularidade dos raios-X e gama é a capacidade de penetrar a matéria.
Algumas propriedades dos raios-x e gama:
- são invisíveis;
- em casos especiais, são refletidos, refratados e polarizados, mas em grau muito menor;
- propagam-se a uma velocidade e 3x108 metros por segundo, como a luz;
- raios-X têm energia entre 1 keV e 50 MeV;
- raios-x para os ensaios não destrutivos,...
tracking img