Ensaio na educação de jovens e adultos - eja

Páginas: 8 (1803 palavras) Publicado: 28 de setembro de 2011
[pic]

AS DEMANDAS E NECESSIDADES DOS “JOVENS” QUE PARTICIPAM DOS PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO POPULAR NO BRASIL

ANA LÚCIA SANTOS ARAÚJO[1]

CRUZ DAS ALMAS
2011

ENSAIO DO TEXTO:

A Juventude e a Educação de Jovens e Adultos:

Reflexões iniciais Novos sujeitos

O trabalho de Dayrell, sobre a juventude dentro da modalidade da EJA, levou-me a refletir sobre a necessidade de pensar oensino de Jovens e Adultos como uma perspectiva de vida que vai além do simples ler e escrever, principalmente para aqueles jovens tão cheios de vida e de expectativa em conseguir se firmar ou se afirmar em algum aspecto de sua vida não só com jovens, mas, como pessoas humanas que têm direito a se expressar e gozar de uma cidadania plena.

O nome, ao se referir a “jovens”e “adultos”, esta explicitando que essa modalidade de ensino abrange os sujeitos, e não simplesmente os “alunos” ou qualquer outra categoria generalizante, jovens e adultos - que, pelo lugar que ocupam nos tempos da vida, possuem realidades específicas e assim apresentam demandas e necessidades também específicas. (PAULO FREIRE. 1980)

Partindo da reflexão acima citada, ficam explícitos quaisos objetivos e as dinâmicas que devem acontecer no processo educativo dessa modalidade que trabalha especificamente com “jovens”, devem levar em consideração as várias experiências e as possíveis expectativas com que cada um de forma e maneira diferenciada espera alcançar. Mas, o óbvio não acontece, pois, os jovens e as suas dinâmicas dentro do processo educativo da EJA, são percebidos em suagrande maioria como: “jovens problemas”, “rebeldes”, e “favelados” destituídos de qualquer possibilidade de vir a alcançar ou encontrar um novo sentido em suas vidas.
É Partindo desta visão e modo de pensar que a maioria dos educadores da EJA concebe e vêm os jovens que participam desses projetos como sendo uma unidade homogenia, onde todos partem e convive com a mesma história de vida, mesma culturae que têm os mesmos interesses.
Logo, penso qual a imagem e o conceito de juventude com o qual é classificado um jovem participante desse programa de educação popular no Brasil, que hoje se encontra na necessidade de retornar a sala de aula noturna para alcançar objetivos que foi tragado durante anos, por causa de problemas de ordem sócio-político-econômica. Um jovem que mora numa determinadaperiferia, mas, que convive com seus pares e desenvolve atividades diversas no seu meio cultural, um jovem que apesar de não ter concluído em tempo hábil seus estudos tem e conhece suas necessidades, se expressa de maneira dinâmica e participa seja através da música, do teatro, da poesia ou da expressão corporal contribuindo com os movimentos culturais de sua comunidade. Um jovem que durante o diatrabalha ou desenvolve alguma atividade remunerada, seja de maneira formal ou informal.
Acredito que a imagem e o conceito de juventude dentro da EJA acontecem de uma forma a qual, mim leva a perceber que esses jovens são considerados como pessoas invisíveis, pois, não são levados em consideração os seus modos de ser, viver, pensar e agir dentro de sua própria dinâmica de vida e de objetivos.São invisíveis, sim, pois as práticas desenvolvidas em sala de aula na maioria das vezes não favorecem e nem contribuem para que sejam desenvolvidas e aperfeiçoadas as expressividades desses jovens, e façam com que eles percebam o real sentido de estarem ali dentro da sala de aula que é o de articular e integrar o seu dia-a-dia, suas demandas com o sentido da educação que ora recebem.A escola é para os jovens um reconhecimento, uma experiência em que entram em ação valores, projetos de vida, expectativas. Como experiência, mobiliza os sujeitos envolvidos, exigindo um olhar que vá além do meramente pedagógico ou curricular, abarcando o papel ativo dos alunos (LEÃO, 2005: 6).

Nesse sentido, percebo e volto a reafirmar minhas indagações com relação à...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Eja educacao de jovens e adultos
  • EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
  • EJA Educação de Jovens e Adultos
  • Eja educaçao de jovens e adultos
  • Eja educação jovens e adultos
  • EJA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
  • A Educação de Jovens e Adultos- EJA
  • Educação de Jovens e Adultos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!