Ensaio madame bovary

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (596 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ENSAIO - MADAME BOVARY.

Este ensaio tem objetivo de analisara história de Madame Bovary, escrito por Gustave Flaubert, que causou grande repercussão na época, publicada em 1856 na sociedadeFrancesa.
Emma Bovary será o principal objeto de estudo desse ensaio por apresentar cracteristicas que podem ser vistos como estudo da Psicanálise, com o traço Freudiano e outros autores que contribuem oentendimento da histeria feminina, a neurose e depressão.
Porém Flaubert não visa apenas a histeria feminina, mas também visa problemas no decorrer da história com outros personagens, fazendo umareflexão sobre outros problemas sociais.
Emma, quando mais nova, idealizava uma vida de romance, acreditava que suas leituras iam proporcionar felicidade no amor, ao casar-se com Charles Bovaryidealiza uma vida de luxúria, grandes participações em festas da sociedade, mas acontece ao contrário ela vive uma vida pacata com deveres de casa, e se irrita frequentemente por seu marido não ter nenhumaambição.Então em uma noite Emma Bovary vive esses sonhos românticos, que Charles não corresponde.

“Muitos traços sintomatológicos e caracterológicos, classicamente considerados como histéricos,foram melhor estudados e compreendidos por meio da perspectiva do narcisismo, de modo que, nesses casos, mais do que o objetivo de conseguir uma relação afetiva estável, essa pessoal histérica visa,sobretudo por meio de um jogo de seedutório, ser amada e desejada, para então triunfar sobre os objetos amorosos, que ficam sob o risco de serem desprezados e abandonados. As antigas feridas narcisistastornam estas pessoas vingativas; contudo, elas não querem uma “vingança final”, posto que precisam dos objetos, e assim utilizam a “tática de tortura”, fazendo-o sentirem-se culpados (por um discursorepleto de queixas, lamúrias, cobranças acusações, desqualificação e injeção de culpas), entremeados de momentos de muita paz e amor, com o propósito incosciente de que as pessoas necessitadas se...
tracking img