Ensaio leite derramado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1706 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tendo como base teórica a bibliografia indicada no planejamento, desenvolver um ensaio sobre o romance Leite Derramado, de Chico Buarque buscando enfatizar a questão do malandro na sociedade brasileira.

Músico, dramaturgo e escritor, Chico Buarque de Hollanda é considerado uns dos maiores nomes da MPB. Também seguiu carreira de escritor ganhando três Prêmios Jabuti: melhor romance com Estorvoe livro do ano com Budapeste e Leite Derramado. E é sobre este último livro que esse ensaio irá tratar.
Leite Derramado é considerado uns dos melhores romances de Chico. Sempre uma vertente romântica com um lado nostálgico e sensações de perdas. Neste livro o autor se aproveita de memórias falhas de um senhor para reportar uma sociedade brasileira de outrora, passando por episódios desde aPrimeira República, a Belle Époque, o Estado Novo e até mesmo a Ditadura Militar em 64. Traz a tona também uma crônica de costumes do universo patriarcal e escravocrata desde a colonização.
A obra conta a história de uma família típica dos últimos séculos do “pai rico, filho nobre, neto pobre”. Quem nos conta é Eulálio da Assumpção, um homem centenário em seu leito de morte, membro de uma famíliatradicional brasileira que habitavam os casarões do Rio de Janeiro. Ele narra um monólogo dirigido a quem quiser ouvir, afinal não existe um ouvinte único, hora é sua filha Eulália, hora é a enfermeira, quem ele acha que está anotando sua vida, ou seu neto, tataraneto, são tantos que nem o próprio Eulálio sabe com quem está falando. Em um leito de hospital de segunda classe, onde está internado aforça por sua Eulália, ele resmunga que preferiria estar em uma “casa de saúde religiosa”, buscando assim a sua tradição não se importando com o dinheiro. Também se incomoda com a TV que fica ligada o tempo todo com chiados não o deixando fazer seu discurso, o que podemos considerar como os ruídos da consciência do próprio Eulálio que o atrapalha.
Eulálio nos conta sobre a linhagem de sua família,neto de um barão do Império, íntimo de D. Pedro II, e filho de um senador da República tem seu nome Assumpção como algo valioso e que abre portas onde fosse só com o poder remetido ao nome da família, já que poder e pessoa é considerada uma coisa só. No entanto, essa família de elite sofre hoje com as mazelas da pobreza, e esse é um dos pontos fortes do livro, a decadência dos Assumpção. Oprotagonista documenta com descrição dos ambientes, o que representa a riqueza e tradição, os costumes, a política, a vida amorosa, a relação entre poderosos e pobres, entre patrões e empregados e brancos e negros. A história se entrelaça entre memória e momento, há ausência de lógica é tudo embaralhado, assim como o comportamento do homem contemporâneo. Essa memória apagada presente no personagemrepresenta a sociedade em que vivemos hoje, sem memória, sem consciência da realidade.
A visão que o autor nos proporciona da sociedade brasileira é extremamente pessimista, isso porque existiam compadrios, preconceitos de classe e raça, machismo, ócio e com uma cultura renegada. Podemos enxergar dois Rios de Janeiro: o antigo e belo com seus casarões e em tempos de glória e tradição. E o outro Rio,sombrio cheio de construções modernas e favelas. A cada história é possível revelar valores e costumes da sociedade, como os casarões de Botafogo abandonados e a explosão imobiliária de Copacabana, isso parece corresponder à degradação contida no enredo.
Em episódios trágicos e ao mesmo tempo cômicos pode se ver a decadência da elite do Rio de Janeiro que pouco a pouco foi perdendo sua tradição etendo que se adaptar às mudanças sociais e aos novos valores da sociedade. Essa decadência é representada pela degradação do próprio Eulálio.
A história de Eulálio que com fatos contados de forma confusa não passa credibilidade, dando impressão de que aquilo não é real já que são relatos vindos de uma memória cansada. No primeiro capítulo, ele já começa contando sobre sua mulher, Matilde,...
tracking img