Ensaio Folosofico - Nietzche

1456 palavras 6 páginas
Investigação Filosofica da Educação
Docente: Tadeu Queiroz Maia
Discente: Yuri Barbosa Santos 10/0053815

Ensaio Filosofico
Friedrich Nietzche

Sexta-feira, 20 de agosto de 2010, Brasilia – DF.
Introdução

O trabalho tem o proposito de desenvolver um ensaio filosofico sobre o questionamento “Existir? Viver?” com base no pensamento de Frederich Nietzche. Em meio a um dos filosofos mais contemporaneos e explosivos da historia da filosofia, o quetionamento pode adquirir diversos caminhos e principalmente os mais inquietantes e com menor senso de auto-concervação possivel. Afirmador fiel de que o cristianismo é um inimigo da filosofia livre, filosofia que se vê livre da moral cristã que limita o pensamento filosofico a bem ou mau, Nietzche com sua afirmação de que “Deus está morto.” traz perpectivas diferentes para varias das questões que vem sido discultidas durante grande parte da existencia humano.

Existir? Viver?

Existir é buscar, ao ponto de que a verdade só se encontra no fim, na morte. A existencia como caminho inquieto e truculento faz parte da construção da existencia e sua veracidade depende de atos e reflexos. A inquietação deve seguir um fluxo livre não direcinal, como uma bolha de sabão que se expande até seu apce existencial, sua explosão.
“A ultima coisa que eu haveria de prometer seria “melhorar” a humanidade”. (Friedrich Nietzche)
Assim como uma bolha, no final o homem estoura, mais nem sempre por grandeza interna e sim pela externa que o sufoca. No final, somos uma maioria de mediocres que não conseguimos alcançar beleza alguma que não a existencia livre e uma vida vulgar assim como todas as outras.

A pratica da liberdade como forma de existencia tem necessidade de autonomia, a solidão construindo essa ameaça constante que é se conhecer, segue por trilhas por poucos descobertas aonde é facil se perder,

Relacionados

  • Ensaio Folosofico - Nietzche
    1456 palavras | 6 páginas