Ensaio do livro o príncipe de maquavel

549 palavras 3 páginas
Universidade de Brasilia (UnB)
Faculdade de Educação
Departamento de Teoria e Fundamentos
Disciplina: Invertigação Filosófica na Educação
Professor: Erasmo Baltazar Valadão
Turma: A
Aluno: Guilherme Inácio Marques Leão

O Príncipe – Maquiavel

O Príncipe é um livro de orientação prática com algumas ações políticas que os príncipes devem fazer para conquistar o povo e se manter no poder.
Maquiavel cita várias características e atitudes de um príncipe, como por exemplo, a de que um príncipe deve se fazer defensor dos mais fracos. O que na verdade ocorre hoje em dia, pois muitos políticos se preocupam com os desfavorecidos.
Dentre esses políticos, está o Ex-Presidente Luís Inácio Lula da Silva, que foi eleito depois de suadas tentativas e que fez muito pelo povo, tirando milhões da pobreza e gerando muitos empregos. Ele nunca deixou de lado os mais necessitados e assim, construiu o seu legado em todos os anos de vida pública.
O trabalho dele em prol desta classe iniciou-se quando era sindicalista, buscando melhores condições de trabalho e salários mais justos para os operários. Este continuou sendo o foco dele durante os mandatos como Presidente da República, criando políticas e projetos sociais como o Bolsa Família, Luz para todos, ProUni e Fome Zero, programas estes que ajudaram a quem realmente precisava. E ele também fez muito mais, levando desenvolvimento a lugares poucos assistidos por autoridades.
O autor também relata que o povo gosta de mudar de príncipe, pensando assim que com isso, a condição de governo vai melhorar por ter colocado outra autoridade. Isso aconteceu muito na história política do Brasil, como a troca dos Ex-Presidentes Fernando Collor de Mello e Fernando Henrique Cardoso pelo Ex-Presidente Lula, troca esta que agradou a maioria da população, sendo reeleito. Porém nem sempre a troca é benéfica, podendo piorar o que já estava ruim.
Um dos questionamentos mais importantes de O Príncipe é este: “É preferível que um líder seja

Relacionados

  • politica
    3949 palavras | 16 páginas