Ensaio do filme "a maçã"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (340 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ensaio sobre o filme "A maçã".
O filme iraniano relata a história de duas irmãs gêmeas que foram mantidas presas dentro de casa durante toda sua vida, por onze anos. Não tinham contato com ninguemalém de seus pais. Sua mãe era cega e não fazia nenhum dos trabalhos de casa, deixando o pai encarregado de tudo. É dai que vem a principal justificativa de prender as meninas em casa. O pai tinhamedo que quando saisse durante o dia, as meninas não teriam ninguem para proteje-las do mundo exterior, já que a mãe é vista como inválida e não consegue exercer nenhuma função na casa.
Comoconsequência de seu encarceramento, as meninas não desenvolveram aspectos que outras pessoas com vida social ativa desenvolveriam e que são considerados básicos e característicos do ser humano, como a fala eo jeito de caminhar. Não podiam ir à escola, por isso não sabiam muito bem como interagir com outras pessoas.
Um aspecto fortemente retratado no fime é a questão do machismo e o lugar da mulher emuma sociedade como a do Irã. Em certo momento do filme, a assitente social encarregada de certificar-se que as crianças estão tendo os cuidados apropriados por parte dos pais, após terem sidoretiradas de casa por causa de queixas dos vizinhos, faz uma observação muito interessante e pertinente. Ela comenta que, se as crianças fossem meninos e não meninas, elas poderiam sair de casa sem estaremacompanhadas por alguem e levariam uma vida mais normal.
Conforme vão sendo introduzidas à coisas que pessoas de sua idade fazem, como brincar na rua com outras crianças, as meninas vão se adaptandoe começam a se esforçar mais para se comunicarem e interagir com outras pessoas.
Podemos relacionar a maçã, aspecto importante no filme e para as meninas, com os momentos de convívio social queelas tiveram fora de casa, enquanto estavam sobre os cuidados do governo e depois dos pais, momentos de prazer e fora da rotina repetitiva e maçante.
Marcella Cantoni Nassipe José...
tracking img