Ensaio do conto venha ver o pôr -do -sol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1879 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS CAMPUS DE PORTO NACIONAL CONGREGAÇÃO DE LETRAS

ENSAIO DO CONTO VENHA VER O PÔR-DO-SOL

Ensaio apresentado pela acadêmica Elizângela Cardoso da Silva, co mo exigência parcial para aprovação na disciplina “Literatura Brasileira IV-Contemporanea, min istrada pela professora Olívia Aparecida da Silva.

Porto Nacional- To 2008

ENSAIO DO CONTO VENHA VER OPÔR-DO-SOL A caracterização do narrador pós- moderno está relacionada com o objetivo de ele não desejar mais transmitir reflexões filosóficas apoiadas em um saber ou em uma verdade prontos e indiscutíveis. Ele deseja mostrar que no mundo se entrecruzam constantemente diversos níveis de percepção (cenas criadas pelo inconsciente, pelos desejos humanos que se misturam com cenas dos acontecimentos ecenas criadas pela mídia). Dessa forma, observa-se que é praticamente impossível ter-se uma visão totalizante, objetiva e neutra do mundo.
O narrador pós-moderno é aquele que quer extrair a si da ação narrada, em atitude semelhante à de um repórter ou de um espectador. Ele narra a ação enquanto espetáculo a que assiste (literalmente ou não) da platéia, da arquibancada ou de uma poltrona na sala deestar ou na biblioteca; ele não narra enquanto atuante. Santiago (2002: 45)

Observa-se que segundo Santiago o narrador pós- moderno é aquele que se subtrai completamente à ação narrada, o que ele elabora é mais que o fato narrado, é o próprio olhar, o modo de ver. Assim pode-se notar que a narrativa é justificada através da experiê ncia do olhar, de como e porque se vê e o que se vê. Como jámencionado acima houve uma mudança na maneira de narra em relação ao narrador moderno e os anteriores. Assim como também houve uma grande mudança em relação ao conto. O conto moderno veio para substituiu a estrutura clássica pela construção de um texto curto, ele apresenta uma variedade em suas temáticas, como: variedade regionalista, social, intimista/psicológica, fantástica, experimental, urbana,policial, dentre outros. Um dos seus objetivos é de conduzir o leitor para além das linhas, para a descoberta de um sentido do nãodito, isto é, para o que está nas entrelinhas. Para que haja essa descoberta é necessária uma leitura que analise não só o que é contado, mas, principalmente, a forma como é contado. Lygia Fagundes Telles (1923), desenvolvera a veia intimista, interessada, sobretudo nosângulos psicológicos e afetivos das pessoas. Suas personagens centrais quase sempre serão mulheres em meio a um mundo machista e opressor. Isso, porém, não reduzirá, nem dimensionara sua obra cujo conteúdo ultrapassa o meio meramente feminino. Por gostar de desenvolver o lado psicológico de suas personagens, a escritora geralmente focaliza um momento particular na vida das mesmas, relatando dramasque se impõe bruscamente à consciência, arrastando-os à dor e angústia. Os sentimentos são desenhados com

tamanha intensidade que alguns de seus contos roçam no melodramático. Daí percebe-se que o mundo de ficção lygiano expõe a complexidade da vida humana.

Análise de venha ver o pôr-do-sol
O narrador pós-moderno sabe que o “real” e o “autêntico” são construções da linguagem. (2002:46/47).

Seguindo a análise do narrador pós- moderno feita por Salviano Santiago percebe-se que o mesmo está enfatizando sobre a verossimilhança que tem que existir em uma narrativa e esta verossimilhança é construída a partir da linguagem que será usada para elaborar esse texto que será produto da lógica interna do relato. No início do conto venha ver o pôr-do-sol, já se verifica essaverossimilhança, pois o narrador descreve o cenário no qual as personagens irão se encontrar, que trata-se de um cemitério abandonado, situado em uma rua com casas esparsas e muitos terrenos baldios, onde nem os carros chegam. Ao descrever esse ambiente nota-se que a autora cuida dos mínimos detalhes para que o leitor possa imaginar como é realmente o local. Verifica-se ai a presença do abandono.
Ele...
tracking img