Ensaio de tração estatica

Páginas: 8 (1832 palavras) Publicado: 15 de outubro de 2011
Ensaio de Tração Estática

Definição:
Para aplicação dessa norma é considerada a tração estática longitudinal de uma embarcação a sua máxima força contínua de empuxo que pode ser desenvolvida e mantida no sentido longitudinal, por um período mínimo de 30 minutos.

Aplicação:
1) Os rebocadores empregados na navegação interior que possuam potência instalada maior que 300 hp somente poderãoefetuar serviços de reboque, mesmo que eventuais ou temporários, caso sejam submetidos a um teste de tração estática, de acordo com os procedimentos estabelecidos no anexo 3i.
2) Os rebocadores empregados na navegação interior que possuam potência instalada menor ou igual a 300 hp somente poderão, mesmo que temporariamente, realizar serviços de reboque na navegação de mar aberto caso sejamsubmetidos a um teste de tração estática, de acordo com os procedimentos estabelecidos no anexo 3i.
3) Para embarcações para as quais não exista no país aparelhagem que suporte o esforço exigido para o teste de tração estática previsto neste item, será aceito um certificado de tração estática emitido no esterior por uma sociedade classificadora.

Procedimentos
1) O ensaio deverá ser conduzido porengenheiro naval ou por uma Sociedade Classificadora, contratada pelo interessado, que emitirá o Certificado e seus anexos, ficando responsável por todas as informações neles contidas.
2) Sempre que julgado necessário ou conveniente, a DPC poderá enviar representante para acompanhar o ensaio.
3) O engenheiro naval ou a Sociedade Classificadora contratada para a realização do teste deveráinformar a DPC, com pelo menos cinco dias úteis de antecedência, a data prevista para realização do ensaio.

Certificação de Tração Estática
1) O resultado do teste de tração estática será atestado por intermédio de um certificado de tração estática, cujo modelo é apresentado no Anexo 3-J.
2) O teste de Tração estática tem validade de 5 (cinco) anos, contados a partir da data derealização do ensaio.
3) O certificado perderá sua validade caso ocorram alterações nas características da embarcação que, a critério da DPC ou do responsável pela sua emissão, influam no valor da tração estática longitudinal anteriormente atribuído.
4) O certificado também perderá sua validade sempre que a embarcação seja submetida a um novo teste, por qualquer motivo, 30 dias após a data darealização desse novo ensaio.

Riscos
Todos os riscos e eventuais danos decorrentes da realização do ensaio serão de responsabilidade do interessado e do engenheiro ou Sociedade Classificadora contratada.

Ensaio de Tração Estática Longitudinal (Bollard Pull)

1) Documentação

a) Deverão estar disponíveis a bordo no dia do ensaio, os seguintes documentos:
1) Certificados deaferição dos instrumentos de medição;
2) Manual da célula de carga; e
3) Certificado do cabo de ensaio.

b) Nas embarcações com AB maior que 20 deverá, adicionalmente, estar a bordo no dia do ensaio o Memorial Descritivo da embarcação.
c) Nas embarcações “GEVI” e nas embarcações classificadas deverão, adicionalmente, estar a bordo no dia do ensaio os seguintes documentos,endossados pela GEVI ou pela Sociedade Classificadora, conforme o caso:
1) Plano de arranjo geral;
2) Folheto de Trim e Estabilidade Definitivo; e
3) Plano de Capacidade.

d) É recomendável que estejam disponíveis a bordo no dia do ensaio, os seguintes documentos:
1) Manual do motor;
2) Curva “potência x rotação do motor” (fabricante); e
3) Especificação do propulsor.2) Equipamentos e Acessórios
a) Aferiação
1) Os instrumentos de medição utilizados na realização do teste deverão estar aferidos por órgão credenciado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO), com exceção do cronômetro, do anemômetro e da sonda manual.
2) A aferição inicial ou posterior do fabricante do equipamento somente será considerada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ensaio de tração
  • Ensaio de tração
  • Ensaio de tração
  • ENSAIO DE TRAÇAO
  • Ensaio de tração
  • Ensaio de Tração
  • Ensaio de Tração
  • Ensaio de tração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!