Ensaio de hermeneutica gadamer e sua influencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A INFLÊUNCIA DE HANS-GEORG GADAMER NA HERMENÊUTICA PÓS-MODERNA.
OLIVEIRA, Antonio Flávio Paz de

RESUMO
O presente artigo procura estudar as relações existentes entre a Hermenêutica de Gadamer e a Hermenêutica pós-moderna. Conheceremos a tese de Gadamer e as afirmações de seu método, que abalou a teoria moderna de interpretação com a publicação de sua obra intitulada Truth andMethod (Verdade e Método) publicado na Alemanha em 1960. Conheceremos os intérpretes da bíblia na pós-modernidade, como também os resultados existentes na igreja pós-moderna, onde encontramos um esvaziamento da autoridade bíblica no processo de sua interpretação, criando um impacto desastroso na sã doutrina bíblica.
PALAVRAS-CHAVE
Hermenêutica; Interpretação; Pós-moderno; Método; Significado;Moderno.OuviLer foneticamente Dicionário
1 INTRODUÇÃO
A definição do significado de um texto mudou dramaticamente em 1946 com a declaração de que é uma falácia depender daquilo que o autor queria dizer como forma de determinar o significado do texto. Desde aquela época, três figuras tenderam dominar os contínuos refinamentos ou protestos sobre essa falácia anunciada: Hans-Georg Gadamer,Paul Ricoeur e E.D.Hirsch. Tomaremos como objeto de estudo a teoria de Gadamer, pois ela teve um grande impacto na interpretação bíblica pós-moderna enfatizando a ¨fusão de horizontes¨ que veremos a seguir.(GADAMER, 1999)
No momento, existem quatro modelos principais para se entender a Bíblia: o método texto-prova, o método histórico-critico, o método de reação do leitor e o método dosintático-teologico. O primeiro é, freqüentemente, ingênuo, o segundo já foi considerado improdutivo, o terceiro muitas vezes é uma reação ao segundo e o quarto é holístico e envolve tanto as aplicações históricas quanto práticas. Em meio a todas essas grandes mudanças, descobrimos que a palavra ¨significado¨ é usada atualmente para incluir o referente, o sentido, a intenção do autor, aimportância que a mensagem tem e suas implicações.
2 A HERMENÊUTICA DE GADAMER
O filósofo Hans-Georg Gadamer (1900-2002) escreveu a obra mais representativa da hermenêutica alemã pós-moderna do século 20. Nesse livro intitulado Warheit und Methode (Verdade e Método, 1960), Gadamer abala a teoria moderna de interpretação e reage fortemente contra o conceito que havia predominado nahermenêutica racionalista do século 19, de que a verdade objetiva pode ser alcançada pelo método correto, pela razão. Gadamer defende que os métodos são sempre determinados pela época em que existem, sendo produtos de períodos específicos da História. Dentro do método de Gadamer a neutralização dos pressupostos do leitor no processo de entendimento nem é possível e desejável, pois são os nossos pressupostosque formam perspectivas dentro das quais o desenvolvimento gradual do conhecimento se faz possível. Não podemos nos livrar de nossos pressupostos através de métodos, como se pensava no período moderno. Não há objetividade que consiga livrar-se das variantes históricas e das interpretações subjetivas. Á luz desses conceitos, Gadamer propõe uma mudança radical nos rumos da hermenêutica: ela devedeixar de ser metodologia e tornar-se epistemologia ou filosofia do entendimento. Apartir dos conceitos de Gadamer com respeito à interpretação de textos, seu ensinamento pode ser resumido nos quatro pontos; a importância dos pressupostos, rejeição da intenção autoral, ser e tempo e fusão de horizontes. (KAISER, 2009)
2.1 Importância dos pressupostos.
Gadamer destaca a importânciadas pressuposições do leitor no processo de entendimento. O preconceito (em alemão, vorurteil) na interpretação não pode ser evitado, mas deve ser encorajado se iremos compreender o todo da obra e não apenas partes. Esse pré-entendimento vem de nós mesmos e não do texto, visto que o texto é indeterminado em significado. Ao contrário da perspectiva negativa que o racionalismo tinha sobre as...
tracking img