ensaio de granulometria

Páginas: 5 (1174 palavras) Publicado: 5 de dezembro de 2014

Disciplina: Pavimentação – Semestre: 2013.1
Discentes: Diogo Rodrigues da Silva
Heli Jonathan Rocha
EsmaellaNahama Lacerda Sabino
Leovegildo Douglas Pereira de Souza
Thiago Soares de Oliveira
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
GRUPO I - RELATÓRIO
ENSAIO DE GRANULOMETRIA POR SEDIMENTAÇÃO

1. INTRODUÇÃO:

Agranulometria, ou análise granulométrica do solo, é o processo que visa definir a porcentagem em peso que cada fração possui em relação à massa total da amostra em análise.
As informações fornecidas pela análise granulométrica são de grande importância para a Engenharia Civil, no caso da Pavimentação, é essencial um estudo detalhado do solo em questão para definir sua trabalhabilidade e soluçõespara a execução de obras de pavimentação. Afinal, as camadas que antecedem a pavimentação asfáltica são constituídas por solo de diferentes características e dimensões, que juntas formam um sistema propício à construção do pavimento.

2. OBJETIVO:

O principal objetivo dos ensaios granulométricos é a obtenção da curva granulométrica. Seguindo a norma DNER-ME 051-94. Acurva é de fundamentalimportância para nos mostrar o tamanho dos grãos do solo e também sabermos a porcentagem mediana entre materiais finos e grossos, na qual irá se verificar quais características a amostra apresenta em uma maior quantidade, caracterizando-a como: argila, silte, areias ou pedregulho.

3. MATERIAL UTILIZADO:

De acordo com a norma DNER-ME 051-94:

Estufa;
Balança;
Recipientes adequados, taiscomo dessecadores, que permitam guardar amostras sem variação de umidade;
Aparelho de dispersão, com hélices substituíveis e copos munidos de chicanas;
Proveta de vidro;
Densímetro de bulbo simétrico;
Termômetro;
Relógio com indicação de segundos;
Béquer de vidro, com capacidade de 250cm³;
Tanque para banho com dimensões adequadas à imersão das provetas até o traço de referência, capazde manter a temperatura da suspensão aproximadamente constante durante a fase de sedimentação;
Peneiras de 50, 38, 25, 19, 9,5, 4,8, 2,0, 1,2, 0,6, 0,42, 0,25, 0,15, e 0,075mm de acordo com a NBR 5734 (Para o Ensaio de Peneiramento);
Escova com cerdas metálicas;
Agitador mecânico de peneiras, com dispositivo para fixação de até seis peneiras, inclusive tampa de fundo;
Bagueta de vidro;Almofariz e mão de gral (Para destorroar o material do peneiramento);
Bisnaga;

4. PROCEDIMENTO

Inicialmente foi exposta certa quantidade de material ao ar, para que esta pudesse secar. A amostra foi destorroada, homogeneizada e quarteada, obtendo uma boa representatividade na mesma. Após esse processo foi separado 1000g dessa amostra.
Pesou e peneirou-se o material na peneira Nº 10. Omaterial que ficou retido na peneira nº 10 foi utilizado para o peneiramento da série grossa, do solo. Do que ficou retido na Nº 10, retirou-se 100g para peneiramento fino e determinação do teor de umidade do solo.
No peneiramento grosso foram usadas as peneiras 3/8 pol, Nº 4, e Nº 10. Foram colocadas uma sobre a outra de modo que a abertura das malhas ficou disposta da maior para a menor, com umfundo onde ficou recolhido o material que passou na Nº 10. Sendo assim o material retido em cada peneira foi pesado.
No material que passou na peneira Nº 10 foi realizado o peneiramento fino. Retirando-se 100 g passados na Nº 10, e colocando sobre a peneira Nº 40, que estava disposta sobre a Nº 80, que consequentemente estava sobre a Nº200, havendo o agitamento que proporcionou o peneiramento eapós esse processo, foram pesados os materiais retidos nas respectivas peneiras.

5. NORMA

Este ensaio seguiu os procedimentos descritos na norma DNIT-ME 051-94.

6. MEMORIAL DE CÁLCULO PARA PENEIRAMENTO

De acordo com o que foi descrito na norma, é necessário determinar a umidade higroscópica e o fator de correção. Portanto foram realizados os seguintes cálculos:

- Para umidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ensaio de granulometria
  • Ensaio de granulometria
  • Ensaio de granulometria
  • Ensaio de Granulometria
  • ensaio granulometria
  • Ensaio de Granulometria
  • Ensaio de granulometria
  • Ensaio de granulometria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!