ENSAIO DE DUREZA ROCKEWLL E MICRODUREZA VICKERS

983 palavras 4 páginas
ENSAIO DE DUREZA ROCKEWLL
E
MICRODUREZA VICKERS

Introdução

A dureza é uma propriedade mecânica cujo conceito esta ligada a resistência que um material apresenta a formação de uma marca permanente quando pressionados por penetradores com formatos padronizados sob condições específicas, causando inicialmente deformação elástica e em seguida deformação plástica.
A área da marca superficial formada ou a sua profundidade (dependendo do tipo de ensaio) são medidas e correlacionadas com um valor numérico que representa a dureza do material. Esta correlação é baseada na tensão de que o penetrador necessita para vencer a resistência da superfície do material.
A dureza dos materiais depende do tipo de forças de ligação entre átomo, íons ou moléculas e aumenta como a resistência mecânica, com a magnitude destas forças. A dureza dos metais pode também ser aumentada, pela adição de soluto, trabalho frio, endurecimento por precipitação ou tratamentos térmicos específicos,
Os ensaios de dureza são amplamente utilizados na indústria de componentes mecânicos, tratamentos superficiais, vidros e laminados, devido à vantagem de fornecerem dados quantitativos das características de resistência à deformação permanente das peças produzidas.
Os principais métodos padronizados de medição de dureza de um material são: Brinell, Vickers, e Rockwell. Nesse experimento foi utilizado o ensaio de dureza por penetração Rockwell e o ensaio de microdureza Vickers.

Procedimento / Resultados

DUREZA ROCKWELL
O método Rockewll foi proposto pelas indústrias Rockwell, dos Estados Unidos, por volta de 1922, atualmente é o método mais utilizado internacionalmente. É baseado na profundidade de impressão causada por um penetrador sob a ação de uma carga como indicador da medida de dureza. Várias escalas diferentes podem ser utilizadas através de possíveis combinações

Relacionados

  • Durezas
    1663 palavras | 7 páginas