Ensaio de densidade testemunho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (949 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
5.5. ENSAIOS DE DENSIDADE

5.5.1. CONCEITO
A densidade (também massa volúmica ou massa volumétrica) de um corpo define-se como o quociente entre a massa e o volume desse corpo. Desta forma pode-sedizer que a densidade mede o grau de concentração de massa em determinado volume.
O símbolo para a densidade é ρ (a letra grega ró) e a unidade SI para a densidade é quilogramas por metro cúbico(kg/m³).

5.5.2. MÉTODO (DESLOCAMENTO DE VOLUME – ARQUIMEDES)
O princípio de Arquimedes pode ser enunciado da seguinte maneira: “Um fluído em equilíbrio age sobre um monólito nele imerso (parcial outotalmente) com uma força vertical orientada de baixo para cima, denominada empuxo, aplicada no centro de gravidade do volume de fluído deslocado, cuja intensidade é igual a do peso do volume defluído deslocado”.
A Densidade de um corpo sólido pode ser definida como a relação entre a massa do sólido e a massa de um volume igual de um líquido. A densidade relativa é característica para cadasólido, e depende basicamente de dois fatores: dos elementos químicos que o constituem (composição química) e a maneira como estes elementos estão arranjados dentro da estrutura cristalina.

5.5.3.APLICAÇÃO
Os dados de Densidade no cálculo de recursos e reservas melhora a qualidade dos modelos de longo prazo estimados pela equipe de recurso da Exploração da Yamana Gold.

5.5.4. SELEÇÃO DE AMOSTRASPARA ENSAIO
Estendem-se sequencialmente as caixas do furo para a coleta das amostras, de acordo com a seleção dos Geólogos do projeto, verificando a ordem dos testemunhos nas caixas. Em seguida,numera-se a metade dos testemunhos serrados ou testemunho inteiro para diâmetro igual ou inferior a BQ (testemunho com diâmetro de 36,4mm), com giz de cera ou piloto, em ordem crescente (facilitando oretorno).

Disposição das amostras.

Coletam-se os intervalos a cada mudança litológica do furo trabalhado, já pré-definido pelos geólogos. O ensaio deve ser feito por tipo de Rocha – Estéril e...
tracking img