Ensaio de cisalhamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5396 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Justificativa
A construção civil é uma das atividades de maior impacto sobre o meio ambiente. Atualmente, existe um esforço global para alcançar a sustentabilidade e o setor da construção deve estar englobado nesta luta. Além disso, o canteiro de obras é o local onde se tem muito descarte de resíduos, sendo importante fazer um estudo sobre o mesmo.
O meio ambiente e asustentabilidade tem passado por processos danosos e que se não houver conscientização por parte de todos os setores da sociedade, não haverá futuro possível para todos. Hoje continuamos enfrentando problemas ambientais de tipos e intensidades diferentes que ameaçam nossa permanência na terra.
O ambiente construído continua crescendo e a maior parte deste crescimento ocorre nos países subdesenvolvidos e nospaíses em desenvolvimento, devido ao aumento da população e ao crescimento econômico. Hoje existe um aumento substancial de construções e isso leva a pensar em uma construção que seja sustentável.
objetivo
Desta forma, o objetivo deste trabalho é verificar a importância da gestão de resíduos sólidos em canteiros de obras.
metodologia
Este trabalho é realizado por meio de revisãobibliográfica, sendo ambos aspectos necessários ao entendimento da dimensão através da qual as atividades das empresas construtoras de edifícios interferem no meio ambiente e portanto, é necessário fazer a reciclagem dos resíduos solidos.
A revisão bibliográfica possibilita o levantamento dos dados referentes ao desenvolvimento sustentável e sua ligação com as empresas de construção civil, no que referente aomeio-ambiente.
Além das fontes acadêmicas habituais, é efetuada uma consulta às normas nacionais e internacionais para sistemas de gestão e à legislação nacional de interesse.

1 A IMPORTÂNCIA DA SUSTENTABILIDADE

1.1 Impactos ao meio ambiente

As atividades humanas impactam diretamente no meio ambiente. Estas atividades podem levar à degradação, poluição e esgotamento das áreas quesofreram com a ação humana e a alteração do clima do planeta. Dentre as ações humanas, as que mais impactam no meio ambiente é a indústria da construção e por esse motivo é uma das forças motriz para o atendimento de metas de desenvolvimento sustentável (SILVA, 2003).
A urbanização provoca uma forte pressão ambiental. Nos países em desenvolvimento, a busca pelo crescimento traz consigo o aumento daurbanização. Segundo dados das Nações Unidas, quase metade da população mundial mora em cidades. Já na América Latina mais de 70% da população mora em cidades conforme ilustrado na Tabela 1. Este cenário que era previsto apenas para 2030, aponta para uma situação preocupante onde cresce o impacto no meio ambiente (UNITED NATIONS – AGENDA HABITAT, 1996).

Tabela 1: Dados de População Mundial e daAmérica Latina

Fonte: (UNPP, 2006)

Analisando a situação apenas dos países da América Latina, vemos que ainda se encontra uma parcela grande da população vivendo com menos de US$1 /dia em extrema pobreza. Erradicar esta situação é uma das metas da Declaração do Milênio de 2000, estratégia das Nações Unidas para melhorar o desenvolvimento dos países em desenvolvimento. Este documento apontaque na América Latina ainda encontramos quase 10% da população vivendo em pobreza extrema. O Relatório do IPCC divulgado em abril de 2007 afirma que os impactos das ações humanas são responsáveis pela alteração climática e que se essa tendência não mudar o cenário será catastrófico. O relatório aponta uma saída estratégica para contornar essa tendência vulnerável do mundo às alterações climáticas:o desenvolvimento sustentável (IPCC, 2007).
Segundo o relatório, até hoje poucos planos que promovem a sustentabilidade têm incluído estratégias para mitigar aos impactos das mudanças climáticas ou para promover a capacidade adaptativa. O relatório IPCC afirma que tornando o desenvolvimento mais sustentável contribui-se para mitigação da alteração do clima pois políticas de eficiência...
tracking img