Ensaio de chamas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2331 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
OBJETIVOS DO EXPERIMENTO


O objetivo do experimento é identificar os elementos mais eletropositivos, os cátions das substâncias, através das cores que estas emitem quando submetidas ao aquecimento e verificar a relação do que foi observado com o modelo atômico de Bohr.

INTRODUÇÃO TEÓRICA

A matéria é constituída por partículas - os átomos, que sua vez é, em escala menor,composto por prótons, nêutrons e elétrons.
Ernest Rutherford, em 1991, descobriu que o átomo possui, no centro, um núcleo no qual se concentra praticamente toda sua massa, onde estão localizados os prótons e os nêutrons. Os elétrons, descobertos por J. J. Thompson poucos anos antes, localizavam-se ao redor do núcleo. Não se sabia exatamente como esses elétrons se dispunham e quais suas relações com onúcleo. Max Planck – 1900: referia-se à radiação de corpo negro, e sua proposta deu início ao que hoje é conhecido como teoria quântica. Ele dizia que a energia não é emitida de forma contínua, mas sim em blocos (quantum), com quantidades discretas de energia.

E = h.f, onde h é a constante de Planck, igual a 6,62 × 10-34 Js-¹
A teoria quântica permitiu que Niels Bohr, em 1913, pudesse formularalgumas leis para explicar o modelo pelo qual os elétrons giram em órbita ao redor do núcleo atômico. A primeira lei era que os elétrons podem girar em órbita somente a determinadas distâncias permitidas do núcleo, a segunda lei era que um átomo irradia energia quando um elétron salta de uma órbita de maior energia para uma de menor energia. A transição de um elétron, de uma órbita para outra, nãoseria gradativa, seria por saltos. Além disso, um átomo absorve energia quando um elétron é deslocado de uma órbita de menor para uma órbita de maior energia. Em outras palavras, quando o átomo recebe energia de uma fonte externa, absorve-a, assim o elétron salta para uma camada mais externa para atingir um nível mais alto de energia, assim diz-se que o átomo está no seu estado excitado. Quando oelétron decai, retornando à sua camada de origem, libera fótons, que é uma radiação eletromagnética e tem comprimento de onda. Cada uma dessas emissões aparece no espectro como uma linha luminosa bem localizada.
Pelo fato de serem consecutivos, esses saltos produzem uma onda eletromagnética que é uma sucessão de fótons de energia. A ondaeletromagnética tem uma velocidade de propagação de 3 x 108 m/s. A velocidade é dada por V = λf, onde λ é o comprimento da onda e f é a freqüência da onda.
O experimento denominado “ensaio de chama”, realizado em laboratório, é usado para identificar os cátions de algumas substâncias. Isso se deve ao fato de que, em contato com a chama do bico de Bunsen, essas substâncias emitem uma coloração, essecomportamento é em função da presença do cátion.

PARTE EXPERIMENTAL


MATERIAL UTILIZADO:

▪ Espátula
▪ Vidro de relógio
▪ Pinça metálica
▪ Bico de Bunsen
▪ Béquer
▪ Haste metálica (fio de cobre)


SUBSTÂNCIAS:

▪ HCl (ácido clorídrico)
▪ H2O (água)
▪ NaCl (cloreto de sódio)
▪ Na2SO3 (sulfito de cobre)
▪ KI (iodeto de potássio)
▪ LiCl(cloreto de lítio)
▪ CuSO4 (sulfato de cobre)
▪ Ba(OH)2 (hidróxido de bário)
▪ CaCO3 (carbonato de cálcio)
▪ Sal desconhecido


PROCEDIMENTO:

▪ Colocamos uma ponta de espátula de cloreto de sódio em um vidro de relógio.


▪ Molhamos a haste metálica na solução de HCl concentrado.

▪ Colocamos um pouco de cloreto de sódio na ponta da haste metálica,acendemos o bico de Bunsen.

▪ Levamos a ponta da haste metálica, contendo o sal, à chama oxidante do bico de Bunsen e observamos a coloração da chama.

▪ Lavamos a haste metálica com HCl e depois levamos à chama.

▪ Repetimos os passos anteriores com as substâncias indicadas na tabela I.





.





RESULTADOS E DISCUSSÕES


Tabela I


|NOME DO SAL...
tracking img