ENSAIO DE ABSORÇÃO DE ÁGUA DA TELHA

566 palavras 3 páginas
Weudes Pereira da Rocha

DETERMINAÇÃO DA ABSORÇÃO DE ÁGUA NA TELHA CERÂMICA DO TIPO PLAN (NBR15.310)

PALMAS- TO
2014
Weudes Pereira da Rocha

DETERMINAÇÃO DA ABSORÇÃO DE ÁGUA NA TELHA CERÂMICA DO TIPO PLAN (NBR15.310)
Relatório elaborado como requisito de Avaliação da Disciplina de Materiais de Construção Civil, Ministrada pelo Professor Miguel Negri.

PALMAS- TO
2014
INTRODUÇÃO
O telhado é uma das etapas mais importantes de uma obra. O telhado cumpri a função de cobertura assim como uma função estética podendo influenciar inclusive no resultado final no que concerne na sensação térmica do imóvel, podemos então afirmar que o planejamento ou execução errônea do telhado pode trazer problemas sérios.
Dentre esses problemas podemos citar a utilização de material que não atendam os padrões de qualidade mínimos. Objetivando evitar tais problemas existem ensaios que podem atestar ou não a qualidade do material a ser utilizado.
Fazendo parte do programa da disciplina de Materiais de construção civil o ensaio de absorção de umidade da telha demonstra se as marcas de telhas atendem as exigências da NBR 15310 que estabelece que o limite máximo admissível é 20 %.

EQUIPAMENTOS

Tanque de Água
Balança de Precisão
Pano Seco

METODOLOGIA
Foram selecionadas três marcas de telhas que tem boa aceitação no mercado da construção civil de Palmas, sendo elas: Telhas Santa Maria, Telhas da Cerâmica Brasil e uma marca que também tem boa aceitação, entretanto, não foi possível fazer a identificação, pois a mesma não tem no seu corpo o carimbo de identificação, vamos então identifica-la como Sem carimbo.
Os corpos de amostra foram pesados ainda secos e colocados em imersão dentro de um tanque com água 24 h antes, esse tempo é suficiente, pois depois desse prazo os corpos já se encontram saturados e não absorvem mais água, sendo então desnecessário um prazo de

Relacionados

  • USO DE AGREGADOS RECICLADOS DE CONCRETO
    171891 palavras | 688 páginas
  • A Civiliza O Do Renascimento Jean Delumeau
    94755 palavras | 380 páginas