Ensaio curto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (357 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

ENSAIO CURTO

AMANDA MOREIRA VALADAO
RODRIGO BARBOSA DA SILVA

GOIÂNIA
2011

Tema: “A desigualdade racial é uma cólera para a nação”

Estatísticas são lançadas em todos os meiosde comunicação, mostrando a quantidade elevada dos negros desempregados. O Brasil entrou no século XXI, carregando a herança da escravidão. Os “livres” com direitos, mas excluídos. Ainda, hoje, onegro sofre inúmeras discriminações o ambiente social. A pretensão deste ensaio é conscientizar a população, diante imensa injustiça com nossos descendentes, que são os negros, para assim haver um mundomelhor e com mais igualdade social.
A constituição federal (lei 4.3/85, Art.215) garante igual direito ás histórias e culturas que compõem a nação brasileira, bem como acesso ás fontes da culturanacional a todos os brasileiros. Visando o reconhecimento e á valorização da identidade, história e cultura dos afro-brasileiros, bem como á educação de relações étrico-raciais positivas, combatendo oracismo e as discriminações que atingem especialmente negros.
Perseguido pelo branco, o negro praticava a sua religião e suas tradições escondido, mantendo sua cultura viva. Mas, ao invés de seisolar, aprendeu a conviver entre grupos étnicos diferentes. Através do folclore, o negro se comunicou com a civilização “branca”, impregnando-a de maneira diferente.
O preconceito diante a sociedadenegra ainda está vivo. No Brasil, predomina a todo instante a discriminação contra os negros. A maioria da população branca é vista como grandes profissionais, uma massa elevada diante a populaçãonegra. Infelizmente,nos dias atuais, o negro ainda é visto em muitos aspectos parecido ao tempo da escravidão. Apesar da desigualdade ser tão vasta, surge a todo momento programas de incentivos aos negrospara que haja maior integração no meio social. E mesmo com tanta vontade, ainda falta muito para acabar a injustiça. Os noticiários retratam a pobreza como se fosse um problema somente dos negros....
tracking img