Ensaio cientifico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3925 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DEPARATMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
TEORIA DA CONTABILIDADE


ROGIENE BATISTA

ENSAIO CIENTÍFICO
Por que o Brasil adotou as normas internacionais de contabilidade – IFRS?

Salvador/BA
2013

FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DEPARATMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
TEORIA DA CONTABILIDADE

ENSAIO CIENTÍFICO
Por que o Brasil adotou as normasinternacionais de contabilidade – IFRS?

Ensaio Científico apresentado na disciplina – Teoria da Contabilidade ministrada pelo Professor Dr. Antônio Carlos Ribeiro na Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Bahia – requisito final de avaliação da disciplina.

Salvador/BA
Abril/2013
SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO..................................................................................................1
2. O BRASIL ADOTA AS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE – IFRS...............................................................................................................1
3. DIFERENÇAS ENTRE AS IFRS E AS NORMAS BRASILEIRAS...................8
4. CONCLUSÃO..................................................................................................125. REFERÊNCIAS...............................................................................................14



1. INTRODUÇÃO

No presente ensaio científico será feita uma análise do Por que o Brasil adotou as normas internacionais – IFRS. Assim, serão mostrados os esforços dos órgãos reguladores em levar as empresas de todos os tamanhos a implantarem as IFRS. Muitos foram osdesafios trazidos por essa adoção, mas muitos foram os benefícios. Como o Brasil vem se destacando no cenário internacional se fez necessário que ele adotasse uma linguagem internacional de contabilidade para que os usuários das informações contábeis tenham condições de compará-las com as de outras empresas.
Desta forma, foi feita uma revisão de literatura onde se buscou identificar o que os autoresestão escrevendo sobre o processo de convergência das IFRS. O principal benefício que a adoção das IFRS trouxe foi à diminuição da assimetria informacional, ou seja, maior qualidade das informações contábeis.

2. O BRASIL ADOTA AS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE – IFRS
O Brasil tem se destacado no cenário internacional nas últimas décadas, principalmente no que se refere ao mercado decapitais. Isso em função de que o crescimento da economia global e, principalmente no que diz respeito à interação entre os mercados mundiais tornou-se necessário à adoção de padrões contábeis (KPMG NO BRASIL, 2008). GIROTTO (2010) diz que “o processo brasileiro de adoção das normas contábeis fundamentadas no padrão IFRS começou com as grandes companhias, a partir de 1º de janeiro de 2008, com aedição da Lei nº 11.638, de 28 de dezembro de 2007”. O principal benefício que a adoção dos padrões internacionais de contabilidade é a comparabilidade e transferência entre empresas de diferentes países (KPMG NO BRASIL, 2008).
GIROTTO (2010) afirma que “o IFRS é um padrão utilizado atualmente por cerca de 140 países -, o Conselho Federal de Contabilidade editou a NBC T 19.41 – Contabilidade paraPequenas e Médias Empresas”. Ela ainda diz que “essa norma tem origem no Pronunciamento Técnico emitido pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), que, por sua vez, tem como base o International Financial Reporting Standard (IFRS) for Small and Medium-sized Entities (SMEs), elaborado pelo International Accounting Standards Board (IASB)”.
O guia de adoção das normas internacionais decontabilidade da Deloitte (2008) traz que “as normas relativas a esse modelo são publicadas pelo International Accounting Standards Board (IASB) e implicam um ambiente de preparação de demonstrações financeiras que requer mais julgamento e menos diretrizes baseadas em regras detalhadas”. Desta forma, o processo de ajustar-se às normas padrões vai além de ser uma obrigatoriedade. É uma grande...
tracking img