Ensaio CArl Rogers Prontinho

1931 palavras 8 páginas
Carl Rogers e suas contribuições para a aprendizagem

Adelaide Mariana Borges Rezende
Cintia Carneiro
5° Período de Psicologia
Centro Universitário de Mineiros - Unifimes

Resumo: O presente trabalho pretende verificar como a abordagem centrada no aluno poderá contribuir para a aprendizagem. O objetivo principal é falar sobre Carl Rogers e os seus fundamentos aplicados na educação sobre a sua forma de ensinar, que envolve significância e experiência do sujeito que aprende. Conclui-se que o método usado pelo professor será o grande diferencial para a formação de cidadãos hábeis em conhecimentos e não só em conteúdos fechados.

1- Introdução
Este trabalho tem por objetivo apresentar a vida de Carl Rogers e suas contribuições no processo de aprendizagem, onde ele propõe caminhos para a construção de uma aprendizagem centrada no aluno. “É uma aprendizagem penetrante, que não se limita a um aumento de conhecimentos, mas que penetra profundamente todas as parcelas da sua existência”. (ROGERS, 2001)
Poderemos notar ao decorrer do estudo as inquietações de Rogers acerca das metodologias adotadas em relação à aprendizagem do aluno, sendo este colocado como um ser passivo, que vai apenas receber informações através de uma metodologia onde este não seria visto como alguém que sente, pensa e age. “Não podemos ensinar, apenas podemos facilitar a aprendizagem” (ROGERS, 1986).
O objetivo principal é que o professor seja atento aos desejos dos alunos em aprender algo que realmente lhe interessam. Ao falarmos de aprendizagem, aluno e professor. É impossível não nos ater também a responsabilidade que o Estado teria para com estes, mas, abordaremos o assunto mais a frente.

2- Desenvolvimento 2.1 Vida de Carl Rogers
Carl Ransom Rogers nasceu em Chicago, em 1902. Formou-se em História e Psicologia aplicando princípios da Psicologia clínica á educação. Suas ideias chegaram ao Brasil na década de 70, em confronto direto com o ideal

Relacionados

  • Comunicação, educação e medição
    83246 palavras | 333 páginas
  • Chatô: O Rei do Brasil
    293066 palavras | 1173 páginas