Ensaio acadêmico - agricultura transgênica

Páginas: 7 (1737 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2011
AGRICULTURA TRANGÊNICA

Isack Oliveira Pinto
Acadêmico do curso de Engenharia Biotecnológica da
Universidade Federal do Tocantins –
Campus Universitário de Gurupi.
Resumo
As plantas geneticamente modificadas são fruto dos avanços da biotecnologia e da engenharia genética, frutos de inúmeras pesquisas que levaram a um rápido avanço nos métodos de produção cultivo e plantio que passaram ater início laboratorial como melhoramento das matrizes de origem silvestre. As plantas transgênicas têm um papel muito importante, pois podem ser conferidas a elas características que melhorem as suas qualidades e por conseqüência diminua a utilização de métodos mais pesados como o uso de agrotóxicos entre outros insumos que em larga escala o que diminui os impactos sobre o meio ambiente. NoBrasil ocorreu um grande avanço tanto em pesquisas como no plantio de OGM com a Lei de Biossegurança que firmou as diretrizes para as pesquisas e comercialização, as cultivares GM mais produzidas no Brasil são soja, o milho, o algodão e a canola.
Apesar de todos os avanços e pesquisa ainda existem inúmeras dúvidas que devem ser sumamente estudadas a cerca dos efeitos dos transgênicos a saúde, a pesarde tudo ainda não foram descobertos efeitos nocivos em curto prazo. Os transgênicos no futuro devem ser uma fonte segura de cultivo diminuindo os impactos ao meio ambiente, e os problemas relacionados ao cultivo tradicional com um menor prejuízo por pragas e aumento da produção.

Palavras chave
Transgênicos, Impactos Ambientais, Engenharia Genética, Agricultura.

Introdução
Os OrganismosGeneticamente Modificados são uma grande fonte de pesquisa a cerca das melhorias que são possíveis atingir a partir de modificações genéticas. Para obter- se os resultados esperados buscando solucionar os problemas que assolam a produção e cultivo de inúmeras espécies comerciais, que são importantíssimas para a manutenção do mercado não somente alimentício, mas essas modificações podem até mesmomelhorar a relação da produção a cerca dos impactos causados ao meio ambiente.
O estudo dos assuntos que abrangem a produção pesquisa e desenvolvimento dos transgênicos é importante, pois se espera que futuramente eles possam ser uma grande fonte não somente para as indústrias, mas também como forma de melhorar a produção de pequenos latifúndios, que possuem métodos de produção tradicionaldiminuindo o uso de agrotóxicos entre outros produtos, favorecendo o cultivo orgânico.

Agricultura Transgênica o Futuro da Produção Agrícola
Plantas Transgênicas: o que são?
As Plantas Transgênicas ou Geneticamente Modificadas são plantas originadas a partir da biotecnologia e da engenharia genética por inúmeras técnicas de melhoramento com vários fins principalmente para melhoramento de produção.(...)Desde sua adoção, em sua primeira década, a área global de cultivos GM no mundo passou de 1,7 milhão de hectares (1996) para cerca de 90 milhões de hectares (2005), ou seja, um aumento significativo de mais de 50 vezes. Hoje já são 21 países que adotam o plantio de lavouras GM, incluindo cinco países da União Européia, entre estes Alemanha, Portugal, Espanha, França e República Tcheca. (JAMES,2005 apud BORÉM; ROMANO, 2007, p.28)

O desenvolvimento é possível a partir de pesquisas realizadas com plantas silvestres que possuem genes com as características desejadas a serem implantadas em outras plantas. “(...) Existem vários métodos de transformação disponíveis para se conseguirem plantas transgênicas, que são classificados em biológicos e diretos”. (BORÉM; ROMANO, 2007, p.23)
Tem-seainda, além do uso de plantas de matriz silvestre para a obtenção desses genes o uso de insetos. “Estratégias mais recente incluem o uso de seqüências para proteínas hormonais insetos e, ou, oriundas de agentes de controle biológico”. (BORÉM; ROMANO, 2007, p.31)

Agricultura Transgênica: Visão Geral
A agricultura a partir de organismos geneticamente modificados sempre foi cercada por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ensaio academico
  • ENSAIO ACADEMICO
  • Ensaio acadêmico
  • ensaio academico
  • Ensaio acadêmico
  • Ensaio Acadêmico
  • ensaio academico
  • Ensaio academico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!