Enron

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (854 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
História da Enron
A Enron foi uma empresa norte-americana fundada em 1985, através da fusão das empresas Houston Natural Gas e InterNorth, e seu principal negócio era o mercado de gás natural edistribuição de eletricidade. Suas ações negociadas na bolsa de valores tiveram valorização superior a 1400% em dez anos.
A soma destes fatores, aliadas ao nível de credibilidade que a Enron possuíaperante o mercado, devido as suas relações com governo e grandes instituições financeiras, além do parecer da então conceituada empresa de auditoria Arthur Andersen, causavam uma onda de otimismo nosinvestidores.
Todos viam as ações da Enron como uma excelente oportunidade de investimento, levando fundos de pensão, pequenos e grandes investidores a adquirirem seus papéis. O modelo de gestão adotadopela Enron fascinava pela lucratividade e inovação.
Porém o que parecia algo seguro e promissor nada mais era do que uma das maiores fraudes contábeis dos Estados Unidos e do mundo, que ao seridentificada no decorrer do ano 2001 levou a empresa a falência em poucas semanas gerando prejuízos a milhares de investidores.
Estabelecida em Houston, Texas com aproximadamente 21.000 funcionários aEnron Corporation chegou a ser a sétima maior companhia dos EUA e uma das maiores do mundo em distribuição de energia, gás natural e comunicações, seu faturamento chegou a atingir $101 bilhões de dólaresem 2000 pouco antes do escândalo financeiro que culminou com sua falência. Não se sabe ao certo qual o faturamento real, ja que a alta administração se valia de um estratagema contábil para manipularos números das demonstrações contábeis, mas sabe-se que a empresa operava com enormes prejuizos a algum tempo. O caso Enron foi a pior crise de confiança enfrentada pelos EUA desde a quebra da bolsaem 1929.
Após perceber que poderiam contabilizar os ganhos futuros como receita corrente a administração da Enron manipulava suas demonstrações inserindo nos balanços receitas inesxistentes...
tracking img