Enron - pergunte por quê

Páginas: 2 (391 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2011
Enron - "Pergunte Por quê"

A Enron era uma compania de energia do Texas, fundada em 1985, onde empregava cerca de 21.000 pessoas. Foi eleita a sétima maior empresa do mundo em energia ecomunicações; considerada inovadora e avaliada em aproximadamente 70 bilhões de dólares. Seu lema era "Ask why" - Pergunte Por quê, e foi exatamente o contrário que seus funcionários e investidores fizeram :não questinaram o suficiente de onde os lucros realmente vinham.
O método utilizado de marcação de mercado, permita a Enron que divulgasse estimativas sobre os lucros potenciais da organização, quejamais entrariam e mascaravam as perdas. Assim, com métodos subjetivos e manipulados a Enron criou seu império e grandes ilusões. Comprava quaisquer investimentos que pareciam promissores, e tambémformou empresas como LJM, LJM2, entre outras para movimentar débitos, transferir riscos e perdas para estes fora do patrimônio da Enron, ajudando a manter suas ações em alta.
Quando um de seus grandesnegócios sofreu a primeira queda significativa, a Enron manteve a emissão de demonstrativos com lucros exorbitantes, além do fato de mesmo com uma poderosa receita, continuava pagando baixos impostos.Isso chamou a atenção e suspeitas foram levantadas a cerca da veracidade dos demonstrativos financeiros da Enron. Com as investigações em andamento, foram destruídas toneladas de papéis que poderiamser usados como provas. E depois de um e-mail enviado a alguns investidores e uma carta anônima, suas ações começaram a cair, foi inevitável não constar em seus demostrativos.
O império que durante16 anos ultrapassou marcas em quantidade de lucros, agora falia em apenas 24 dias, decretando sua falência em dezembro de 2001. A quem detinha informações suficientes, que ocupavam altos cargosdentro da organização, ainda conseguiram recuperar alguns milhões, mas os simples funcinários, com suas contas bloqueadas, não resgataram praticamente nada da economia de toda uma vida e tiveram...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pergunte
  • ENRON
  • Enron
  • enron
  • Enron
  • enron
  • Enron
  • Enron

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!