Enquenheiro químico

430 palavras 2 páginas
O engenheiro usa seus conhecimentos técnicos e empíricos para resolver, adaptar, desenvolver e aperfeiçoar mecanismos, produtos, estruturas e processos para atender a demanda da sociedade. Nós estamos aqui para resolver problemas, mas não somente para esse fim, hoje cada vez mais é requisitada a capacidade gestora, de comunicação de liderança e de trabalho em equipe dos engenheiros. Fórum

Para ser um bom engenheiro não basta decorar as fórmulas, conhecer todos os conceitos e usar corretamente os conhecimentos aprendidos na universidade. Não é suficiente saber utilizar com perfeição os instrumentos, saber aplicar todos os métodos de cálculo e análise de sistemas e conhecer em profundidade todos os procedimentos técnicos pertinentes a profissão.
Um bom engenheiro é aquele que sabe reunir seus conhecimentos, sua memória, seu raciocínio e sua capacidade de pesquisar. Mas aquele profissional que se destaca é o que tem uma boa capacidade de se expressar, ou seja, comunicar com eficiência e clareza suas idéias e trabalhos.
Pelo que conheço um engenheiro em seu dia a dia precisa se comunicar. Um engenheiro precisa dar ordens a seus subordinados, realizar projetos de clientes, fazer relatórios, preparar manuais e divulgar seus trabalhos em congressos e seminários..
Saber fazer um bom relatório conciso e completo, que contenha gráficos apresentados de forma clara e de fácil entendimento e no final de tudo você ter a capacidade de explicar todo esse seu trabalho desde a uma pessoa leiga no assunto até para seu chefe fazendo com que todos entendam é crucial para qualquer engenheiro.

Atribuições Eng. Químico Químico Ind. Químico Bel. E Lic. Téc. Químico
Direção, supervisão e responsabilidade técnica x x x x
Assessoria, consultoria e comercialização x x x
Perícia, serviços técnicos e laudos x x x
Magistério x x x
Desempenho de cargos e funções técnicas x x x x
Pesquisa e desenvolvimento x x x x
Análise química e físico-química, padronização e CQ x x x x

Relacionados